Seja primeira gravidez ou não, a maioria das grávidas tem enjoos: trata-se de um sintoma que afeta geralmente mais de 60% das gestantes.
Apesar de muitas pessoas desconhecerem, a realidade é que é um sintoma visto como um bom sinal pelos médicos. Segundo eles, a sensação de estar enjoada é causada pela elevação de um hormonio chamado gonadotrofina coriônica, produzido pela placenta – o que indica que ela está funcionando bem, obrigada, mesmo que você se sinta péssima.
Infelizmente, não existe uma fórmula para evitar que as náuseas e os enjôos apareçam. Principalmente até por volta da 16ª semana, eles são mais freqüentes, pois os níveis de hormônio aumentam rápido. Depois, eles se estabilizam, e o sintoma passa. Até melhorar, pingar gotas de limão na água ou chá pode servir para algumas mulheres.
Outra dica a ter em conta é evitar alimentos fortes, bebidas gaseificadas e não ficar muito tempo (mais de três horas) sem comer. Quando a crise começar, o ideal é ficar sentada ou deitar com uma inclinação de, no mínimo, 60°. Para se livrar logo do mal-estar, você pode usar medicamentos, mas só os indicados pelo seu médico. É importante diferenciar os enjôos da hiperemese gravídica, um quadro mais grave, em que a mulher chega a perder mais de 5% do peso corporal e não tolera nem água. Nesse caso, é recomendada internação. Com alguns cuidados, você chega ao fim da viagem sã e salva.
Em suma, veja algumas dicas resumidas para evitar os enjoos na gravidez:
- Coma bolachas de água e sal antes de levantar da cama. É um facto que o estômago vazio piora o enjoo. Comendo antes de levantar e esperando um pouco poderá evitar esse enjoo que aparece logo pela manhã. Os biscoitos, alimentos ricos em carboidratos ou frutas podem amenizar os enjoos durante todo o dia.
- Procure comer pouco, mas regularmente, o ideal é que seja de duas em duas horas. O estômago cheio também pode levar ao enjoo já que a digestão está mais lenta.
- Evite alimentos gordurosos, pois são de difícil digestão, alimentos muito condimentados e açúcares.
- Evite deitar-se de imediato após ingerir alimentos.
- Fundamental que esteja bem hidratada. Às vezes, água pode aumentar o enjoo. Tente colocar uma fatia de limão na água que irá beber.
- Escreva um diário com o que te deixa enjoada e comece a evitar os principais causadores.
- Gengibre ameniza os enjoos para muitas mulheres. Pode ser até em chá ou bala.
Estas são as nossas dicas de como evitar enjoos na gravidez.
Atualizado a: