10 ideias para apimentar a relação

Ter um relacionamento feliz, mantendo uma relação de amor e sexo sempre viçosa, é o desejo de qualquer casal. E com alguma imaginação e originalidade é possível alcançá-lo. Conheça 10 sugestões de seis séxologos que vão ajudar a apimentar a sua relação e manter a chama do desejo acesa.

Uma vida conjugal plena e satisfatória tem muito mais a ver com aspectos simples da vida do que com cenários rebuscados. Se cuidarmos de alguns ingredientes essenciais – autoestima, saúde do corpo, relação aberta com o parceiro – quer seja recente ou de longa data –, o desejo e o prazer estarão naturalmente presentes. Sobretudo, se colocarmos a nossa imaginação a trabalhar.

No entanto, todas as relações, principalmente, as que duram há já algum tempo, acabam por “arrefecer” um pouco. Com o tempo deixa de haver espaço para surpresas, romantismo e carinhos entre o casal. E quando esse momento chega, ou seja, quando o desejo diminui, uma das primeiras coisas que se pensa é que existe algum problema físico ou que o amor chegou ao fim. Mas não é bem assim. Existem inúmeros fatores que podem ameaçar o desejo e sexualidade do casal. Desde a forma como somos educados ao stress do dia-a-dia, passando pela rotina, o trabalho, a chegada dos filhos ou até mesmo a própria intimidade entre ambos.

A sexualidade é um problema do casal e nesta matéria não existem regras a seguir. Cabe a cada um dos parceiros ser sincero com o outro, dizer claramente o que quer da relação e investir nela. É importante contrariar a tendência que existe na sociedade atual e não sobrevalorizar determinados aspectos, como a questão do orgasmo e da performance sexual. “Ter relações sexuais é muito mais do que atingir orgasmos e pode ser muito redutor e frustrante dedicar grande parte da sua energia com a preocupação em relação ao seu desempenho e à sua performance”, alerta Vera Carnapete, terapeuta especializada em sexologia clínica.

Na verdade, para a terapeuta, “se o que o que estivesse em jogo nos relacionamentos sexuais fosse só isso, as pessoas não perderiam tempo e energia a desenvolver uma relação, dar-se a conhecer e conhecer o outro. A relação sexual compreende um conjunto de significados que têm um enorme valor de comunicação, de partilha e de intimidade”.

Ao que parece, o segredo das relações felizes é mesmo o tempo que o casal lhe dedica e a capacidade de se surpreenderem um ao outro. No dia-a-dia, em pequenos e grandes gestos e na forma como vivem a sexualidade.

Para ajudá-lo a não cair na rotina e a apimentar a sua relação, pedimos a seis sexólogos que nos dessem algumas sugestões para tornar os momentos de intimidade mais cúmplices e repletos de desejo e prazer. O único requisito é que ambos estejam dispostos a abandonar velhas rotinas ou intercalá-las com novas formas de erotismo, experimentando atmosferas mais românticas e novas fantasias. Espreite a galeria abaixo, aguce a imaginação e prepare-se para surpreender o seu par.

Fontes:
– Ana Carvalheira, psicóloga investigadora do ISPA-Instituto Universitário
– Fernando Mesquita, psicólogo e sexólogo
– Patrícia Pascoal, psicóloga e terapeuta especializada em sexologia clínica
– Sónia Araújo, psicóloga e terapeuta sexual
– Vera Carnapete, psicóloga e terapeuta sexual
– Vera Ribeiro, psicóloga e sexóloga

Atualizado a:

você pode gostar também