Está provado: cantar ajuda na aprendizagem de línguas estrangeiras!
Quem canta numa língua estrangeira tem o dobro do sucesso na memorização de frases, comparando com quem se limita a repetir frases, de acordo com um estudo da Universidade de Edinburgo, na Escócia.
Investigações baseadas na observação em sala de aula já tinham mostrado o mesmo, mas o grupo de Edimburgo alega ter apresentado as primeiras provas experimentais de tal evidência.
Pegaram num grupo de 60 adultos cuja língua materna era o inglês e dividiram-nos em três subgrupos. Para as experiências usaram o húngaro como língua segunda, por a considerarem uma das mais mais difíceis da Europa. O primeiro grupo ouvia as frases nesse idioma e tinha de as repetir cantando; o segundo repetia-as com ritmo e o terceiro apenas as pronunciava falando normalmente.
No fim, verificaram que o primeiro grupo tinha uma taxa de sucesso duas vezes maior que a do terceiro grupo. Não só se lembravam mais das frases, como se lembravam com mais precisão e por mais tempo.
Afinal, quem é que não consegue cantar pelo menos alguns versos do Frère Jacques em francês, do Old MacDonald had a farm ou o ABC em inglês?
Tendo isso em conta, damos-lhe mais algumas ideias de canções para usar nas aulas ou nas atividades com as crianças durante momentos de aprendizagem:
Em Francês:
- Au clair de la lune
- Sur le Pont d’Avignon
- A la claire fontaine
Em inglês:
- The Wheels On The Bus
- Hickory Dickory Dock
- I Jump Out of Bed
Em alemão
- Alle Meine Entchen
- Dies Ist der Daumen
- Eins, Zwei, Drei, Vier, Fünf, Sechs, Sieben
Atualizado a: