Após Parto por cesariana – como deve ser o puerpério de uma cesariana
Cuidados a ter após um parto de cesariana, puerpério de uma cesariana!
Após Parto por cesariana, no regresso a casa, deve manter repouso e não fazer esforços.
Durante o puerpério de uma cesariana não se devem fazer esforços, mesmo que a ferida já se encontre cicatrizada. A recuperação de um parto por cesariana é um pouco mais morosa do que a de um parto normal, pois estamos a falar da recuperação de uma intervenção cirúrgica.
Muito embora o tempo de internamente hospitalar fosse há umas décadas de uma semana – quando se retiravam os pontos, hoje em dia, os pontos de sutura costumam ser de material reabsorvível, reabsorvendo-se ao fim de apenas quatro dias, se não surgir qualquer contratempo – febre, obstipação, infeção – a puérpera poderá ter alta em quatro ou cinco dias.
Mesmo quando submetida a uma cesariana, a puérpera pode tomar duche assim que estiver em condições de se levantar, pois o penso abdominal está impermeabilizado o que impede a sutura de se molhar.
Durante o período de internamento, terá apoio de pessoal especializado para ajudar a cuidar do bebé e para lhe ensinar algumas pautas, caso a mamã não tenha frequentado um curso de preparação para o parto.
No regresso a casa, deve manter repouso e não fazer esforços, para além de cuidar de si e do bebé. A recuperação é um pouco lenta e a mobilidade um pouco limitada nos primeiros dias.
Primeiros dias de volta a casa depois do parto!
O útero irá entrar num processo de involução para voltar ao tamanho normal e isto poderá provocar as chamadas “dores tortas”.
Também é natural sentir dor ou tensão no abdómen, e notar a pele com uma sensibilidade diferente, devido às sequelas próprias da incisão.
Depois da higiene diária – preferencialmente duche – basta, secar a cicatriz com cuidado. A quarentena após uma cesariana é mais sentida que a de um parto vaginal. Quando a mulher quer começar a praticar exercícios para recuperar a sua imagem, terá de se aconselhar com o médico sobre a altura ideal.
Enquanto, habitualmente, após um parto vaginal, a mulher pode frequentar o ginásio após a quarentena, no caso da cesariana, pode ter de esperar um pouco mais.
Mesmo quando submetida a uma cesariana, a puérpera pode tomar duche assim que estiver em condições de se levantar, pois o penso abdominal está impermeabilizado o que impede a sutura de se molhar
A amamentação
Algumas mulheres pensam que após uma cesariana não poderão amamentar de imediato o seu bebé. Tal como num parto vaginal, a mulher pode amamentar o seu filho pois não existe nenhum problema físico que o impeça.
Se a cesariana foi realizada com anestesia geral a mãe pode amamentar ao fim de 2 ou 3 horas – habitualmente o tempo que leva a recuperar/acordar da anestesia; se foi realizada com epidural pode amamentar de imediato.
A subida do leite necessita de ser estimulada e a amamentação vai ajudar a que aconteça mais rapidamente.
Para que a amamentação seja um êxito, a mãe deve colocar o bebé ao peito tão cedo quanto a sua saúde o permita, pois imediatamente a nascer, o bebé tem o instinto de sucção muito forte.
Quando nasce um bebé na família, é habitual que familiares e amigos se desloquem à instituição para conhecer o bebé e dar os parabéns aos papás.
As visitas após o parto!
Quando nasce um bebé na família, é habitual que familiares e amigos se desloquem à instituição para conhecer o bebé e dar os parabéns aos papás.
Contudo, embora algumas visitas compreendam o estado em que se encontra a recente mamã e limitem a sua presença a alguns minutos, outras há que decidem “acampar”, contando histórias da sua gravidez ou fazendo recomendações à recente mamã.
Conversam entre si e não entendem que quer o bebé quer a mãe necessitam de descansar. Especialmente quando a mãe sofreu uma cesariana, é importante que o pai tome “as rédeas da situação”. Deve tentar limitar as visitas, dizendo que o médico aconselha visitas breves, e que as mesmas têm de alternar-se para que estejam apenas 2 ou 3 pessoas no quarto.
É importante entender que estas primeiras horas são importantes para a nova família -mãe-pai-bebé -, eles têm de conhecer o seu filho e o bebé necessita de os conhecer.
Esta ligação é importante para o futuro e a família tem de ter espaço e oportunidade para o poder fazer a sós. Para além disso, a mãe ainda está a sofrer as sequelas do parto e tem de descansar.
É também importante que o bebé não ande de mão-em-mão. Os pais devem permitir apenas que peguem no bebé os familiares mais próximos.
O bebé chegou agora ao mundo e não deve sofrer uma sobrecarga de estímulos.
Nascer dói e o bebé também necessita de recuperar do trauma do nascimento.
Para finalizar, um conselho às mulheres que acabaram de sair do parto:
É habitual que ofereçam à mamã, muitos ramos de flores, logo após a saída das visitas, retire-os. O odor e os polens não são saudáveis para o bebé.
Atualizado a: