Como prevenir as cáries dentárias ou limitar os seus estragos?
A cárie dentária é a doença mais frequente em todo o mundo. Segundo o último estudo da Direção-Geral da Saúde, publicado em 2008, cerca de metade das crianças com 6 anos já teve contacto com esta doença.
Trata-se de uma doença provocada por bactérias existentes na cavidade oral, e com capacidade de produzir ácidos, a partir dos açúcares presentes na nossa dieta. Estes ácidos, quando em contacto com os dentes, provocam a sua desmineralização e, consequentemente, o aparecimento de cavidades.
Apesar de ser uma doença tão comum, a cárie dentária pode ser evitada na maioria dos casos. Para a prevenção desta doença é muito importante uma correta higiene oral e bons hábitos alimentares.
A escovagem dos dentes deve ser feita com um dentífrico fluoretado, pelo menos duas vezes ao dia, sendo uma delas necessariamente antes do deitar. Troque de escova quando ela começar a apresentar os “pelos tortos” e complemente a escovagem com o uso do fio ou fita dentária, pois é a única forma de limpar convenientemente os espaços entre os dentes. Nas crianças, a escovagem com um dentífrico fluoretado deverá ser iniciada logo após a erupção do primeiro dente.
A alimentação deve ser pobre em alimentos açucarados (doces, bolachas e bebidas açucaradas), principalmente entre as refeições. Se lhe apetecer algum destes tipos de alimentos, prefira comê-lo como sobremesa da refeição. Mas não coma estes alimentos todos os dias, são pouco saudáveis e não devem ser consumidos diariamente.
Numa fase inicial, a cárie pode não ser acompanhada de dor ou de cavidades facilmente detetáveis. Assim, é de extrema importância que faça visitas regulares ao dentista de forma a possibilitar a sua deteção precoce. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais simples e menos dispendioso será o seu tratamento. Se está grávida também deverá realizar consultas de rotina (a maior parte dos tratamentos dentários não está contraindicada durante a gravidez). Nas crianças, estas visitas deverão começar com o aparecimento do primeiro dente.
Não se esqueça de que a saúde oral desempenha um papel determinante na saúde geral e na qualidade de vida de cada indivíduo.
“A escovagem dos dentes deve ser feita com um dentífrico fluoretado, pelo menos duas vezes ao dia, sendo uma delas necessariamente antes do deitar”
Jaime Portugal
Médico dentista
Professor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Presidente da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD)
Este artigo foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico
Atualizado a: