Alimento visto por um especialista em nutrição: Beringela
A beringela é o fruto da planta Solanum melongena, originária da Índia, apresenta uma coloração roxa no exterior e uma forma variável (ovóide, esférica ou alongada). É um alimento com um ótimo valor nutricional, muito rico em vitaminas e minerais.
Da sua riqueza vitamínica destaca-se a vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, vitamina K e entre os minerais encontramos o cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas.
A beringela apresenta pouquíssimas calorias, cada 100g deste alimento cru tem cerca de 20 Kcal. Apesar do valor energético muito baixo, a beringela é rica em água e fibras, essenciais para o bom funcionamento intestinal e consequentemente uma melhor absorção de nutrientes. O conteúdo de hidratos de carbono, proteínas e lípidos é também baixo.
A beringela é um alimento com importantes fitonutrientes: fitoquímicos, alcalóides e compostos fenólicos (ácido ferúlico e ácido clorogénico) que apresentam uma atividade hipocolesterolemiante (reduz a concentração de colesterol sanguíneo) e, estudos recentes demonstram uma atividade antioxidante ajudando a proteger contra danos nas células e tecidos.
Às antocianinas, têm sido atribuídas um efeito redutor dos lípidos plasmáticos, pelas suas propriedades ligadas aos ácidos biliares e esteróis neutros, com diminuição da concentração plasmática de colesterol total e colesterol LDL.
Este alimento proporciona múltiplos benefícios à nossa saúde, pelo facto de ajudar a impedir o armazenamento de gordura no organismo, a promover a eliminação de toxinas devido ao seu efeito diurético, e a contribuir para uma melhoria no trânsito intestinal, permitindo um ótimo efeito no emagrecimento e na redução do peso.
A beringela de qualidade deve ter o pedúnculo verde e rijo, o fruto escuro (cor roxa escura), sem manchas e macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. Pode ser confecionada de variadíssimas maneiras: assada, cozida, grelhada, recheada e refogada. Frita não é uma opção saudável, pois, devido à textura esponjosa, absorve muito óleo e aumenta em 4 vezes a quantidade de calorias da sua refeição. Deve ser conservada no frigorífico logo a seguir à compra e não convém deixar passar muito tempo até consumi-la.
Em suma, apesar do seu sabor e textura não serem para todos os gostos, a beringela pode e deve ser usada para variar os seus pratos. Dê asas à imaginação e retire o máximo partido deste excelente alimento.
Fonte: Francisca Oliveira – Nutricionista
Atualizado a: