Alimento visto por um especialista em nutrição: Funcho

De importância ímpar no seio da Dieta Mediterrânica, as ervas aromáticas são recomendadas diariamente: o funcho é um exemplo. O funcho é uma planta aromática oriunda da região mediterrânica, de sabor e aroma adocicados. É constituído por um bolbo no qual crescem os seus caules e é no final destes, que crescem as folhas verdes e flores de cor amarela.

É utilizado na gastronomia para aromatizar refeições ou como infusão.

Como erva aromática, permite a redução ou não utilização de sal como tempero, sendo idealmente utilizado em pratos de peixe, saladas simples ou completas, hortícolas estufados, salteados ou assados, risotos, sopas e molhos.

benefícios do funcho para a saúde

Como chá é tradicionalmente usado em situações de digestão lenta e outras, de acordo com as suas propriedades terapêuticas (ação digestiva e diurética; facilita a secreção brônquica).
Pode ser adquirido sob a sua forma fresca, mas também seca: pode utilizar por completo este alimento com o seu bolbo (utilizado em algumas receitas) ou apenas as suas ramas frescas ou secas. Se utiliza regularmente funcho, poderá optar por tê-lo em vaso para que na hora de confecionar o tenha disponível na quantidade que precisa e sem desperdícios.

Ideias para utilizar funcho nas suas refeições:

1. Utilize funcho no tempero ou marinada do peixe que irá confecionar;

2. Utilize funcho fresco ou seco para temperar saladas simples ou compostas, juntamente com sumo de limão ou laranja;

3. Utilize funcho fresco (incluindo o seu bolbo) como ingrediente de uma refeição composta por hortícolas assados, estufados ou salteados;

4. Faça uma versão mais saudável de molho branco utilizando apenas amido de milho ou farinha de trigo, leite, pimenta e funcho em rama picado (não adicionar sal nem gordura).

Nutricionalmente, o funcho apresenta alto teor de vitaminas e minerais sobretudo se seco (maior concentração de nutrientes). Apresenta quantidade importante de proteínas, fibra e compostos fenólicos (antioxidantes). Contudo, ao ser consumido em pequenas quantidades, fornece estes nutrientes em quantidades residuais não constituindo uma fonte primária para os obter.

Apenas em caso de consumo de bolbo, este alimento tem potencial para fornecer quantidades importantes de nutrientes como o potássio e a vitamina A.

Sabia que o potássio contribui para a manutenção de uma pressão arterial normal?

Valor energético e nutricional do funcho, por 100g:

 Funcho semente 

 

 Funcho bolbo fresco, cru 

 

Energia (kcal) 345 31
Proteína (g) 15,8 1,2
Lípidos (g)  14,9 0,2
   -Dos quais saturados (g) 0,5 0,09
   -Dos quais monoinsaturados (g)  9,9 0,07
   -Dos quais polinsaturados (g)  1,7 0,17
Hidratos de carbono (g)  52,3 7,3
   -Dos quais açúcares (g)  – 3,93
Fibra (g)  39,8 3,1
Cálcio (mg)  1196 49
Ferro (mg)  18,54 0,73
Magnésio (mg)  385 17
Fósforo (mg)  487 50
Potássio (mg)  1694 414
Sódio (mg)  88 52
Sal (g)  0,2 0,1
Zinco (mg)  3,7 0,2
Cobre (mg)  1,1
Manganésio (mg)  6,5
Vitamina C (mg)  21 12
Tiamina (mg)  0,4 0,01
Niacina (mg)  6 0,64
Vitamina B6 (mg)  0,5 0,05
Ácido fólico (µg)  – 27
Vitamina B12 (µg) 0 0
Vitamina A (µg) 7 963
Vitamina D (µg) 0 0
Vitamina E (mg)  – 0,6

Referência: USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 26. Nutrient Data U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service, 2013.TITLE

Dica da dietista:
As ervas aromáticas, como o funcho, acentuam o melhor aroma dos alimentos e permitem criar novos sabores. Utilize-as regularmente aumentando a panóplia de sabores que consome tornando as suas refeições verdadeiros momentos de prazer e partilha e ainda diminuindo a quantidade de sal adicionado.

Fonte: Vera Fernandes, Dietista

Atualizado a:

você pode gostar também