Benefícios de incluir Seitan na nossa alimentação.
Vulgarmente conhecido como “carne vegetal”, o seitan obtém-se a partir da farinha integral de trigo. O seitan tem cor castanha, a sua textura é esponjosa e o sabor semelhante ao da carne.
Consumido há séculos pelos monges budistas da China, o seitan chegou há relativamente pouco tempo ao Ocidente mas rapidamente passou a ser considerado como um alimento básico das dietas vegetarianas.
O seitan é um alimento rico em proteínas, por cada 100g de seitan obtêm-se cerca de 19,5g de proteína. É isento de gordura e possui baixo teor em glúcidos.
Fica a chamada de atenção para celíacos, uma vez que o seitan é um derivado de proteína de trigo não deve ser consumido por intolerantes ao glúten.
À semelhança da carne, o seitan pode ser cozido, grelhado, estufado, assado no forno ou frito. Pode também ser utilizado em pratos como quiches, lasanhas, empadas, folhados, salsichas, hambúrgueres, panados…
A sua preparação não é difícil mas requer algum tempo e uma série de passos. O seitan obtém-se da farinha integral de trigo à qual se adiciona água e amassa-se de seguida. Deixa-se repousar num recipiente com água durante cerca de 30 minutos. Passado este tempo, a massa é lavada em água corrente (até que a água deixe de sair branca), para que se elimine o amido e fique apenas o glúten (parte proteica). Obtém-se assim uma massa mais dura com uma consistência elástica.
Deixa-se repousar esta massa mais um pouco e de seguida coze-se, durante cerca de uma hora, em água com tamari (molho de soja), raiz de gengibre e alga kombu.
Depois deste processo de preparação o seitan fica pronto a utilizar. Pode ser guardado no frigorífico num frasco fechado com o caldo, durante cerca de uma semana, ou então congelado.
Receita saudável de Bifinhos de seitan de cebolada:
Ingredientes:
500 g de Seitan cortado às fatias
2 cebolas grandes
2 pimentos vermelhos
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
Sal q.b.
Alho picado q.b.
Pimentão doce q.b.
Pimenta preta: q.b.
Salsa picada: q.b.
Preparação desta receita:
Para a cebolada: Num tacho anti-aderente, deite um fio de azeite e junte as cebolas cortadas finamente e os pimentos limpos e cortados às tiras grosseiras. Cubra e deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez quando. Quando perder todo o líquido, acrescente um copo de água e a polpa de tomate à cebolada e deixe cozinhar tapada.
Quando pimento e a cebola ficarem macios, aveludados e o molho tiver uma cor alaranjada (ao fim de cerca de 30 min.), a cebolada estará pronta. Polvilhe com alho em pó e cozinhe em lume forte para evaporar a água quase toda.
Para os bifes: Deite um fio de azeite numa frigideira anti-aderente e, assim que estiver quente, acrescente os bifes de seitan. Polvilhe os bifes com pimentão, pimenta, alho e sal. Assim que estiverem com um ar crocante e dourado, vire os bifes e tempere o outro lado. Deixe fritar em lume brando. No final polvilhe os bifes com salsa picada e sirva com a cebolada.
Pode acompanhar com arroz branco.
Texto de: Ana Isabel Pires, Dietista
Atualizado a: