15 minutos de exercício: alongamentos
Músculos bem alongados evitam a rigidez das articulações, as posturas incorretas e contribuem para o bem-estar geral. Porque os alongamentos devem fazer parte da rotina diária de qualquer pessoa, a personal trainer Cláudia Domingues criou um plano de exercícios que pode ser realizado no conforto do seu lar e só precisa de 15 minutos para o fazer.
O corpo humano é como um automóvel, se lhe proporcionarmos uma boa manutenção, prolongamos a sua vida. O mesmo acontece com os nossos músculos. Todos os dias, sem perceber, alongamos o corpo “espreguiçando-o” ao acordar ou quando esticamos os braços ou costas, por passarmos demasiado tempo à secretária. E que bem que este gesto nos sabe, apesar de nem sempre lhe darmos a devida importância.
Alongar o músculo significa, na prática, “esticá-lo”, fazendo com aumente de comprimento e, consequentemente, ganhe mais flexibilidade. Cláudia Domingues, personal trainer, explica-nos que “quanto mais alongado um músculo estiver, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a flexibilidade”.
Os músculos estão em constante movimento, relaxam e contraem, mesmo quando estamos a dormir. Cláudia Domingues diz-nos que “tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade”, aumentando a propensão para o desenvolvimento de problemas em ossos e músculos.
A falta de realização de alongamentos combinada com o sedentarismo, as posturas inadequadas e o stress diário pode ter consequências devastadoras. Se não forem trabalhados, os músculos ficam tensos e não permitem uma amplitude normal dos movimentos, nem uma boa circulação sanguínea, podendo causar desconforto e até dores. No entanto, “com a prática regular de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos variados desportos e atividades físicas, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares”, sublinha a personal trainer.
Deste modo, fazer alongamentos é uma boa forma de zelar pela sua saúde e bem-estar. Quando realizados corretamente, estes exercícios ajudam a promover o aumento da qualidade dos movimentos, melhoram a postura corporal, previnem lesões causadas pelo esforço físico, reduzem as dores musculares e articulares, melhoram as funções respiratórias, ajudando ainda a combater o stress e a relaxar a mente.
Os exercícios apresentados pela personal trainer podem ser praticados por todas as pessoas – crianças a partir dos seis anos –, exceto se houver contraindicações médicas. “No caso das grávidas, a partir do segundo semestre, devem encontrar soluções alternativas para os exercícios em que é necessário estar de barriga para baixo”, adverte Cláudia Domingues.
Ao fazer os exercícios de alongamentos é importante que não tenha pressa e respeite sempre os seus limites. Deve fazer movimentos lentos, até chegar ao ponto de tolerância máxima sem dor, e a transição entre exercícios deve ser feita de forma controlada, suave e contínua. Já a respiração deve ser rítmica, lenta e regular. De resto, a personal trainer diz-nos que apenas necessita de um colchão, uma toalha, roupa confortável e, se gostar, música calma.
A partir de agora já não há razão para descurarmos o bem-estar dos nossos músculos e de não nos rendermos ao prazer e benefícios de um programa de alongamentos!
Atualizado a: