Colesterol causa enfarte, AVC e outras doenças, mas pode ser evitado.
Colesterol é um tipo de gordura (lipídio), fundamental para o funcionamento normal do organismo. É um componente estrutural das membranas celulares em todo o corpo. Está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.
Só que existem dois tipos de colesterol: o HDL, chamado de “colesterol bom” e o LDL, chamado de “colesterol mau”, que está relacionado com diversas doenças cardíacas.
Quando em excesso, o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, causando a arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias do coração, pode ocorrer angina (dor no peito) e enfarte do miocárdio.
Se ocorre nas artérias cerebrais, pode provocar acidente vascular cerebral (derrame). Manter uma vida saudável, com prática de exercícios físicos, e evitar comer alimentos gordurosos ajuda a evitar o colesterol ruim. Parar de fumar também ajuda muito.
Os principais alimentos que contêm colesterol são: gema de ovo, bacon ou toucinho, carne de frango com pele, torresmo, manteiga, creme de leite e nata, alimentos fritos, salsicha, salame e linguiça e carnes de animais.
O aumento no nível de colesterol no sangue não costuma ter sintomas. Quando atinge níveis muito altos, pode haver aumento no fígado, no baço e sintomas de pancreatite. Há três causas para aumento do colesterol: fator genético, alimentação com alimentos gordurosos e doenças como hipotireoidismo, diabetes e doenças nos rins.
Para baixar o colesterol ruim ou colesterol mau, a dica é consumir leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, cottage (tipo de queijo), queijos light, peixes, aves sem pele, carnes magras, inhame, macarrão, pães, bolacha de água e de água e sal. Gordura em excesso deve ser evitada.
O tratamento das alterações do colesterol deve ser mantido por toda a vida. Tanto os cuidados com a alimentação e exercícios, como o uso de medicamentos, precisam ser empregados por tempo indeterminado.
Lembre-se: só o médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Atualizado a: