Tenho Diabetes, e Agora?

É do conhecimento geral que a saúde do diabético exige cuidados muito particulares.

Mas nos dias de hoje, mesmo que com algumas restrições, já é possessível levar uma vida considerada normal mesmo que acompanhada de diabetes.

Basta saber como controlar a doença tomando a cautela necessária. Para quem não sabe, existem produtos destinados aos diabéticos que facilitam muito a vida de todos os que antes levavam uma vida de privações e limites.

Com o intuito de ajudar quem ainda tem dificuldades de controlar a doença, reunimos aqui, orientações básicas que podem ser úteis a quem descobriu agora que é diabético e que podem contribuir para o controle dos diabetes e para uma melhora significativa da qualidade de vida do portador da doença.

Soluções para diabéticos

Algumas soluções podem vir de simples substituições como, por exemplo, trocar o açúcar por adoçante e dar preferência aos alimentos dietéticos que sejam feitos para diabéticos. Incluir na alimentação diária frutas, legumes, vegetais e cereais. Escolha as carnes magras como frangos e peixes assados, grelhados ou cozidos não demandam muito esforço.

Usar condimentos naturais como limão, vinagre, cebola, alho, cheiro verde, salsinha, coentro, tomate, mostarda, louro, pimentão, orégano, erva doce, noz moscada, cravo e canela também não é sacrifício nenhum. Pelo contrario, torna a refeição mais saudável sem deixar de lado o sabor.

 

Restrições aos diabéticos

As restrições ficam nas bebidas alcoólicas e fumo, que qualquer um deve evitar. Evite os fritos, que também não são saudáveis em nenhuma ocasião; alimentos ricos em gordura como carnes gordas, creme de leite, maionese, queijos amarelos, leite integral, leite condensado, molhos e sorvetes cremosos; e sal, que pode provocar aumento da pressão arterial e hipertensão.

Reduza as porções das suas comidas favoritas, assim ainda poderá comer o que gosta, porém sem que isso te faça mal à saúde. Quem não quer mudar radicalmente de dieta poderá começar por alterar os outros alimentos que você costuma comer junto com seus alimentos favoritos, dessa forma será mais fácil a mudança na alimentação.

Além disso, é essencial ingerir bastante li­quido e procurar manter o peso ideal. Em caso de duvida, consulte seu medico de família e seu nutricionista que poderá ajudar a organizar a sua dieta com os alimentos mais adequados para obter um equilíbrio da sua saúde.

Consultar um médico antes de começar um plano de atividade física é um cuidado obrigatório para qualquer pessoa. Para o paciente de diabetes não é diferente., sendo ainda mais importante para quem tem risco para doença cardiovascular ou mais de 40 anos.

Cuidados que os diabéticos devem ter com a pele e principalmente com os pés:

As pessoas com diabetes, cujos níveis de açúcar no sangue estão acima do normal, podem sofrer frequentemente de problemas como infecções na pele, micoses e abcessos cutâneos. É também muito comum os diabéticos sofrerem de perda de sensibilidade nos pés. Por isso, essas pessoas podem não sentir dores de infecções.

É muito importante a pessoa diabética saber cuidar correctamente dos seus pés, para evitar os problemas referidos acima. Os cuidados a destacar são os seguintes:

  • Lavar diariamente os pés com sabão e água morna ( evite usar água quente!!!
  • Procure secar sempre cuidadosamente os pés com uma toalha macia, especialmente entre os dedos e ao redor das unhas.
  • Se a pele da pessoa diabética for seca, aplique um creme ou loção hidratante para mantê-la suave e macia.
  • Mantenha as unhas sempre em boas condições, cortando-as em linha recta com uma tesoura apropriada. Após cortar as unhas lime-as bem, eliminado pontos aguçados que possam vir a cravar na pele.
  • Tenha o cuidado de examine os pés diariamente ou com a maior de frequência possível, vendo se existem cotes, bolhas ou ferimentos, se necessário com o auxilio de um espelho.
  • Deve usar sempre meias folgadas (pouco apertadas) e limpas, apropriadas para cada ocasião, de preferência de algodão.
  • Examine sempre os seus sapatos para ver se há corpos estranhos, como pedras, deformações das palmilhas ou pregos, que possam ferir a pele dos pés.
  • Nunca utilize sacos de água quente para aquecer os seus pés, é muito comum que os diabéticos se queimem com eles por terem falta de sensibilidade.
  • Use sapatos bem confortáveis. A adaptação aos sapatos novos deverá ser gradual, use-os durante pouco tempo em cada dia, aumentando lentamente os períodos de uso. Evite sapatos abertos ou sandálias.
  • Nunca caminhe descalço, nem sequer dentro de casa. Proteja sempre os seus pés se for nadar ou a uma praia.
  • Não corte os seus calos ou calosidades. Deverá procurar um especialista quando precisar remover algum.

O mais importante é saber que ser diabético não é nenhum bicho de sete cabeças e permite que se tenha hábitos normais e que se leve uma vida saudável.

Atualizado a:

você pode gostar também