Quiabo uso em fitologia

Benefícios do Quiabo para a saúde!

Nome em Latim: Hibiscus esculentus L.
Família: Malváceas

Referências históricas: O quiabo é uma das verduras mais antigas do mundo. Os Etíopes e os Egípcios já o utilizavam há vários milénios. Atualmente cultiva-se sobretudo nas regiões tropicais da África, da Ásia e da América. Embora não seja muito conhecido na Europa, é cada vez mais fácil encontrá-lo no comércio como verdura de importação.

Descrição:
Planta herbácea anual, que cresce até dois metros de altura. O fruto é de cor verde ou amarelada, encontra-se coberto por uma penugem fina, tem uma forma alongada e costuma medir entre 8 a 15cm.

Habitat:
Próprio da Etiópia, a sua cultura estendeu-se às regiões quentes de todo o mundo. Muito apreciado no Médio Oriente, na Índia, na Tailândia e na África.

Propriedades e Indicações:
Trata-se de uma das hortaliças mais nutritivas que, além disso, possui numerosas propriedades medicinais. É notável o seu conteúdo em proteínas, bastante elevado, tratando-se de um vegetal; provitamina A; vitaminas do Complexo B (especialmente B1, com 0,2 mg/100g, quase o dobro da contida na farinha branca de trigo); vitamina C e vitamina E. Poucas hortaliças ultrapassam o conteúdo do quiabo em cálcio, magnésio e ferro.

Além da sua riqueza vitamínica e mineral, o quiabo é rico em fibra solúvel do tipo mucilaginoso, que exerce uma função suavizante e protetora do tubo digestivo.
Quando se usa com fins medicinais, convém comê-lo juntamente com o sumo que solta durante a cocção (1).

Recomenda-se especialmente nos seguintes casos:
– Úlcera do estômago, gastrite e afeções do estômago em geral.
– Colites de todo o tipo, incluindo a ulcerosa.

– Afeções da garganta e bronquite. Bebe-se o seu líquido mucilaginoso quente, com o qual também se pode fazer gargarejos (2).

Preparação e emprego:

USO INTERNO
Cozinhado com limão: Faz parte de numerosos guisados. Não deitar fora o líquido mucilaginoso que solta quando ferve na água, pois é muito medicinal. Combina bem com ovos ou outras verduras e hortaliças.

Assado: Alguns preferem o quiabo assim, para evitar o líquido mucilaginoso que solta quando ferve na água, se bem que se torne menos medicinal do que cozido.

Atualizado a:

você pode gostar também