Cabelos: os segredos do brilho

Um dos atributos de um cabelo bonito é, sem dúvida, o brilho. Existem vários segredos simples para o devolver a uma cabeleira baça e sem vida que aqui lhe revelamos.

A que se deve o brilho dos cabelos? Simples: ao bom estado das escamas de queratina que revestem o exterior dos fios. Se estas estiverem bem limpas, fortes e apertadas reflectem a luz, criando um efeito de brilho – como acontece com qualquer superfície polida. Isto significa que o grande segredo dos cabelos brilhantes é a saúde.

Como devemos então proceder para a conseguir ou para a manter?

A primeira coisa a fazer é criar hábitos de vida saudáveis, a segunda protegê-los dos inimigos antibrilho – poluição atmosférica, sol, tabaco, tratamentos inadequados ou muito agressivos e a água demasiado calcária. Depois, existem mais alguns truques e cuidados para conseguir um brilho extra.

Truque nº 1 – Enxaguar

Passar bem os cabelos por água no fim de cada lavagem é essencial para os deixar soltos e brilhantes. Os restos mal enxaguados de champô e condicionador são muitas vezes os responsáveis pelo aspecto baço e pela sensação de ficar com os cabelos moles e «empastados». Passe-os por água as vezes que forem precisas, até deixar de sentir vestígios do champô e do condicionador. Prefira a água fria, que aperta as escamas de queratina, tonifica o couro cabeludo e estimula a mi-crocirculação sanguínea. A água quente é de evitar, porque estimula as glândulas sebáceas e agrava a oleosidade.

Truque nº 2 – As colorações

As nuances em vários tons, misturadas subtilmente, criam um efeito de brilho e movimento e, se forem feitas por um bom cabeleireiro, não agridem nem danificam o cabelo. Quem não quiser mudar radicalmente de cor pode optar pelas colorações tom-sobre-tom ou ainda pelas colorações directas, duas técnicas destinadas a reavivar o brilho e dar reflexos. Como não contêm oxidantes nem amoníaco, não danificam os cabelos, limitando-se a cobri-los de pigmentos brilhantes que vão saindo com as lavagens. Se escolher um produto deste género para aplicar em casa, leia atentamente as instruções da embalagem antes de aplicar.

Truque nº 3 – Escovar como os profissionais

Escovar os cabelos é um gesto essencial para arejar e desembaraçar, eliminar pó e cabelos mortos, mas não deve ser feito de qualquer maneira. As cem escovadelas vigorosas recomendadas às nossas avós, por exemplo, são um exagero que pode traumatizar os cabelos. Além disso, contribuem para espalhar o sebo e piorar o aspecto dos cabelos oleosos. Mais vale escovar bem do que escovar muito: use escovas de boa qualidade, evitando as de metal (demasiado agressivas) e nunca escove os cabelos molhados, que estão mais frágeis; desembarace-os suavemente com um pente.

O secador é óptimo para esticar o cabelo e dar brilho, desde que seja usado a alguma distância, sempre em movimento e na temperatura mais baixa para não queimar os cabelos. A laca, o gel e outros produtos finalizantes do penteado também dão brilho extra e ainda protegem os cabelos da poluição, do sol e do fumo.

Truque nº 4 – Usar o champô certo

Muitas vezes, é um produto mal escolhido que rouba o brilho aos cabelos. Um champô para cabelos normais pode não ser suficientemente nutritivo para uns cabelos muito secos e estragados, assim como alguns condicionadores podem deixar os cabelos oleosos ainda mais moles e pesados do que já eram antes.

Também é preciso ter em conta que alguns champôs de tratamento – para cabelos oleosos, anti-caspa, fortificantes, anti-queda – contêm ingredientes muito activos e não devem ser usados diariamente, mas sim alternados com um champô neutro. Já os cabelos pintados, que exigem cuidados específicos, têm à disposição linhas próprias de tratamento. Em resumo: fazer um diagnóstico do estado e necessidades de cada cabelo é essencial para comprar os produtos correctos e conseguir ainda mais brilho.

Truque nº 5 – Toque final

Os produtos próprios para pentear, designados de uma forma geral por «finalizantes de penteado», permitem trabalhar os cabelos à vontade e conseguir uma grande variedade de acabamentos, ao mesmo tempo que protegem do calor do secador e das agressões ambientais, contribuindo, desta forma, para os manter saudáveis e brilhantes.

Escolha a textura – líquida ou cremosa, em laca, mousse, cera, ou gel – de acordo com as características do cabelo e com o efeito que pretende criar. Pode, por exemplo, dar brilho e definição aos caracóis, alisar cabelos ondulados, «selar» pontas espigadas ou obter um aspecto «molhado».

cabelo bonito

Ingredientes Brilho:

Os champôs que deixam os cabelos brilhantes têm na sua composição um ou mais dos seguintes ingredientes. Procure no rótulo:
Tensioactivos catiónicos. Têm grande afinidade com a fibra capilar, transmitem suavidade e brilho e encontram-se nos produtos para cabelos secos e sensibilizados
Ácidos aminados. Transmitem ao cabelo elementos essenciais à sua constituição (ácido aspártico, glicerina, serina, arginina).
Polímeros catiónicos. São associações de moléculas com afinidade electromagnética aos cabelos sensibilizados. Difíceis de eliminar com a água, resistem às lavagens
Silicones. Moléculas de origem mineral que depositam um filme protector que dá brilho, protege e alisa a fibra capilar, deixando os cabelos agradáveis ao toque
Ceramidas. São moléculas da família dos lípidos que asseguram o reforço do cimento intercelular, mantendo a coesão das células
Alfa-hidróxi-ácidos (AHA). Ou ácidos de frutos, exercem uma acção de estabilidade na queratina dos cabelos dando coesão à cutícula e consolidando a textura dos cabelos.

OS CONSELHOS
Félix Garcia
Director técnico da L’Oréal Professionnel/ Kérastase

É verdade que aplicar vinagre ou limão nos cabelos lhes dá mais brilho?
O limão e o vinagre, como substâncias ácidas que são, fecham as escamas do cabelo tornando-os realmente mais brilhantes. No entanto, eu não aconselho a sua utilização porque, precisamente por serem ácidos, ocasionam simultaneamente diversas transformações internas que afectam a estrutura dos cabelos. É preferível usar produtos próprios para dar brilho aos cabelos, que não os agridem.

O que é que um cabeleireiro pode fazer para dar mais brilho ao nosso cabelo?

Um cabelo brilhante é o reflexo de um cabelo bem tratado e saudável. Os cuidados começam na lavagem, escolhendo o champô adequado ao tipo e estado do cabelo e utilizando um gestual cuidado, não agressivo. No penteado, devem ser usados pentes ou escovas de qualidade e produtos que, mais do que poder fixante, devem ter uma acção protectora.

Porque é que alguns cabelos são mais brilhantes que outros?

Há factores internos e externos que condicionam o brilho dos cabelos. Estes reflectem as características genéticas das pessoas e também o seu estado de saúde geral, mas também os cuidados que lhes dedicamos. Uma pessoa saudável, com uma vida equilibrada, que dedica cuidados especiais aos seus cabelos, tem obrigatoriamente uma cabeleira cheia de vitalidade e brilho.

Atualizado a:

você pode gostar também