Gravidez estimula a memória da mulher
Um dos benefícios da gravidez é a estimulação da memória da mulher!
Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, as mulheres não ficam mais esquecidas quando estão grávidas. Um estudo canadiano revelou que a gravidez melhora a memória, de forma a preparar o organismo da mulher para enfrentar os desafios da maternidade.
A investigação publicada no jornal Hormones and Behavior demonstra que a gravidez estimula o cérebro da mulher. Os investigadores da Universidade de Western Ontario, no Canadá, submeteram 54 mulheres a uma série de testes cerebrais, metade das quais estava grávida. O desempenho das participantes foi posteriormente analisado, tendo as gestantes revelado um melhor desempenho nos testes de memória de curto prazo.
Segundo Elizabeth Hampson, principal autora do estudo, no organismo da gestante saudável as hormonas da gravidez alteram a química do cérebro para melhorar a sua memória.
Esta conclusão vem assim contradizer a crença de que as mulheres grávidas têm “cérebro de bebé”, pois esquecem-se de pequenas coisas com frequência. Para a investigadora, essa ideia pode ter origem nos problemas de memória sofridos por mulheres que entram em depressão nesta fase da vida. Contudo, tal como este estudo demonstrou, essa não é a realidade da maioria das gestantes.
Recorde-se que o número de grávidas com diagnóstico de depressão aumentou exponencialmente nas últimas três décadas. Estatísticas recentes apontam que a doença já atinge 20 por cento das gestantes no mundo – quase o dobro do número de mulheres que desenvolvem a depressão pós-parto.
Fonte: Daily Mail
Atualizado a: