Caimbras ou cãibras na gravidez – Como prevenir?
Durante a gravidez é comum as gestantes sentirem cãibras nas pernas, principalmente durante a noite, quando estão dormindo. Geralmente elas aparecem com mais frequência no segundo e no terceiro trimestre da gravidez. Mas qual o motivo disso ocorrer?
Na realidade os cientistas ainda não descobriram ao certo o que realmente provoca as cãibras nas gestantes. Uma das possibilidades é a pressão que o útero exerce sobre os nervos que vão até as pernas, a outra é que na gravidez o peso extra que a gestante está carregando durante o dia faz com que os músculos fiquem mais cansados, provocando as cãibras durante a noite. Além do esforço físico, a alimentação também pode influenciar no aparecimento destas terríveis dores. O consumo elevado de alimentos ricos em fósforo como salgadinhos, refrigerantes e frios ajudam a provocar cãibras, assim como a falta de alguns minerais na corrente sanguínea como o cálcio, o potássio e o magnésio.
O que fazer para aliviar as dores da cãibra?
Quando a cãibra aparecer faça alongamento nas pernas. Estique a sua perna com os pés flexionados em sua direção, mexa devagar o tornozelo e os dedos. No começo você vai sentir dor, mas depois tende a melhorar. Em seguida aplique uma massagem o músculo afetado pela cãibra. Colocar uma bolsa de água quente na região também ajuda a aliviar a dor.
Como prevenir as câimbras?
- Alongue-se antes de ir dormir, principalmente a região da panturrilha;
- Evite ficar muito tempo em pé ou sentada com as pernas cruzadas e evite o uso de salto alto;
- É importante sempre movimentar os pés e o tornozelo quando estiver sentada;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio como laticínios (leite, queijos, iogurte) e vegetais verde-escuros (couve, brócolos, agrião);
- Alimentos ricos em potássio também ajudam na prevenção de cãibras, bananas e laranja são ricos neste nutriente;
- Evite refrigerantes, salgadinhos e alimentos ricos em fósforo.
Caso a dor da cãibra não melhore e se você perceber inchaço ou sensibilidade na região afetada fale imediatamente com o seu médico, pois você pode estar com trombose, um problema raro mas grave.
Atualizado a: