Alimentação que tornam o cabelo mais saudável
No que diz respeito a ter cabelo saudável, não conta apenas o que colocamos no cabelo, importa também o que incluímos na nossa dieta. Contribuir para um cabelo com aspecto saudável pode começar já na sua próxima refeição. Descubra como.
Os folículos capilares têm uma taxa de renovação muito elevada e o seu metabolismo ativo requer uma boa fonte de nutrientes e de energia. A privação calórica e a deficiência de proteínas, minerais, ácidos gordos essenciais ou vitaminas, habitualmente resultam de uma ingestão insuficiente destes nutrientes mas podem ser inatas. De qualquer forma, a sua carência pode dar origem a deficiências estruturais, alterações de pigmentação, queda de cabelo ou uma combinação destas.
Nos países desenvolvidos, os problemas de crescimento capilar causados por desequilíbrio nutricional não são raros, e tendem a ser subestimados. Porém, diversos institutos internacionais definiram as doses diárias recomendadas (DDR) para vários componentes nutricionais de forma a minimizar estas situações.
A sub-nutrição pode advir de uma dieta desequilibrada ou de problemas de absorção intestinal. Felizmente a sub-nutrição grave proveniente de falta de aporte de alimentos é uma situação rara nestes países.“Tal como qualquer outra parte do corpo, as células e processos que suportam um cabelo forte e cheio de vida dependem duma dieta equilibrada”, diz a nutricionista e autora nova-iorquina, Lisa Drayer, no seu livro The Beauty Diet.
Se optar por uma dieta equilibrada, ou seja, variada, rica em proteínas, minerais e oligoelementos essenciais, tais como ácidos gordos insaturados e vitaminas, estará a dar ao seu cabelo o que ele precisa para crescer forte e saudável.
Atualizado a: