Dicas para reduzir o acne e cuidar do seu rosto
O problema de acne afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Trata-se de uma espécie de inflamação na pele, sendo mais usual em jovens e adolescentes ou em mulheres no período fértil.
Veja as nossas dicas de como evitar e reduzir a acne ou diminuir a propagação da inflamação. Os cuidados incluem a manutenção própria da pele, cabelos, dieta e treino físico.
A limpeza é fundamental. Limpe com regularidade o seu corpo nas partes em que pode surgir a acne, uma vez que no rosto, pescoço e costas. Lave-os sempre com um sabonete neutro e evite usar sabão com fragrância pois podem dar alergias a peles mais sensíveis. Para quem tem a pele sobejo oleosa, lave o rosto poucas vezes por dia, sempre tendo cuidado para não exagerar e para não promover efeito contrário e assim fazer com que as glandulas sebáceas produzam ainda mais oleosidade.
Os cosméticos devem sempre ser livres de fragrâncias. Você também pode usar produtos oil free, ou seja, livres de óleo, que não obstruem os poros, e não causam assim inflamações e espinhas. E não se esqueça também de sempre retirar a maquilhagem antes de dormir e limpar a pele com produtos suaves. Se possivel reduza ou galanteio mesmo na maquilhagem.
Cosméticos podem obstruir poros e promover a acne e derivados. Além disso, evite compartilhar entre amigas a sua maquilhagem e somente passar os cremes ou loções no rosto com a ajuda de uma espátula para não contaminar nada.
Não esprema ou danifique as espinhas. As unhas podem contaminar a pele oportunidade e despoletar um problema ainda maior. Evite roupas apertadas em áreas que tenham chances de nascer espinhas, como por exemplo nas costas. Tenha também cuidado com os travesseiros, lençóis, toalhas, etc, mantendo-os limpos. Essas peças do dia-a-dia devem ser lavadas com frequência.
Além de todos esses cuidados a ter em conta, evite exposição ao sol. As queimaduras solares são extremamente perigosas. Tente assim manter-se a sombra, com um filtro solar adequado, pois também ajuda a combater a acne. Atenção: O Sol pode reduzir a acne momentaneamente pois a pele acaba ficando seca e queimada, mas depois a acne voltará ainda mais possante. Cabelos e pelos oleosos devem ser mantidos limpos também por ser uma maneira de prevenção, pois em contato com a pele podem produzir ou agravar o estado das espinhas.
Manter uma dieta equilibrada é sempre importante. Apesar da alimento não estar directamente ligada às espinhas, a sua dieta deve incluir variadas vitaminas e minerais que ajudam o seu corpo a lastrar e a amenizar os níveis de óleos e outros componentes que provocam a acne.
Para finalizar, é fundamental fazer qualquer tipo de treinamento físico, que ajuda a expulsar o stress (também originador de problemas cutâneos), pois equilibra o sistema hormonal e aumenta a circulação sanguínea e oxigenação da pele. Uma circulação do sangue menos boa, e oxigénio, ajudam a obturar os poros. O suor gerado naturalmente pelo treino ajuda bastante na limpeza da pele e reduz a acne.
Esperamos ter ajudado com os nossos conselhos e dicas para uma melhor saúde da sua pele, prevenir o acne e melhorar o seu bem-estar.
Atualizado a: