Tem a certeza que sabe escolher um soutien?
O bra fitting não é muito conhecido em Portugal, embora seja uma realidade noutros países. É que saber escolher um soutien não é uma tarefa tão simples como parece. Fomos descobrir tudo o que tem de ter em consideração para fazer uma boa escolha.
Entrei na Dama de Copas, na baixa de Lisboa, relativamente confiante quanto ao 36 copa B que levava vestido nesse dia. Mas dois minutos depois de entrar no provador, já a bra fitter Teresa Sousa me desfazia a convicção: a tira das costas estava demasiado subida, as alças demasiado largas, a copa era definitivamente pequena e a frente do soutien ficava demasiado afastada à frente. Estava só tudo errado.
Estes são, aliás, alguns dos erros mais comuns a todas as mulheres. Mas descanse, porque não erramos sozinhas. Na verdade, o que muitas vezes acontece é que as alternativas a nível da conjugação entre número e copa são muito escassas, dando pouca margem para escolha.
Como nos explica Joana Reis, da Dama de Copas, o primeiro passo é saber que o tamanho é composto por um número, que corresponde à medida das costas e uma copa, que corresponde ao tamanho do peito. E é a adequação entre estes dois números que determina o nosso tamanho.
No meu caso, recebida a má notícia quanto ao modelo que vestia, a Teresa saiu do provador para me trazer os primeiros modelos só para testar o número – um exercício que fez sem envolver fitas métricas no processo, tudo a olho. Quando experimentei o primeiro modelo que me assentava lindamente, não contive o espanto com a descoberta do tamanho: 32, copa DD. Um dos 100 tamanhos diferentes que existem de conjugação número/copa e que, naturalmente, nunca tinha experimentado.
Três coisas a saber sobre a Dama de Copas:
– Foi criada por duas amigas, Inês Basek e Margarida Furst, com um problema em comum: magras (de costas estreitas) e de peito relativamente volumoso, era para elas um inferno encontrar um soutien que lhes assentasse bem.
– As consultas de bra fitting são gratuitas. Vá com tempo: vai experimentar no mínimo uns vinte modelos.
– Fazem aconselhamento específico a mulheres que tenham feito mastectomia e a grávidas e recém-mamãs. Tanto num caso como noutro, procedem a todas as alterações e adaptações necessárias aos soutiens.
De acordo com a “teoria” da escolha do tamanho certo há que ter em atenção o seguinte:
– a banda horizontal que aperta nas costas deve estar justa ao corpo quando apertada no nos colchetes mais largos para depois se ir apertando à medida que alarga com o uso;
– em relação à copa, o aro deve abraçar a base da mama desde o meio do peito, até onde termina, já na direção da axila, para envolver todo o peito Assim, não haverá espaço extra na copa ou o efeito de “dupla mama”. No caso de seios mais pequenos, também é um desafio pois muitas vezes as copas afastam-se do peito e não favorece. O soutien é uma peça pequena, mas muito complexa. Existem também muitos estilos de soutien, os tecidos variam, o que dificulta o processo de escolha.
– a alça deve ficar ajustada ao ombro de forma a não cair, mas também sem vincar (deve conseguir-se com a elasticidade do material passar o dedo baixo dela, o que, de resto, é igualmente válido para a tira de suporte nas costas e lateral.
– o peito não deve estar nem a “saltar” de dentro das copas nem estas devem estar afastadas do peito (o que acontece muito frequentemente com peito pequenos).
Tudo isto são questões que influenciam o suporte do peito e uma má escolha, além das consequências estéticas, pode ter consequências a nível da saúde, nomeadamente das costas.
Três dúvidas a esclarecer sobre escolher um soutien:
Quais as consequências de usar lingerie do tamanho errado?
O peito necessita de suporte e isso só pode acontecer com um soutien totalmente adaptado ao corpo. Se usar um tamanho desadequado, o peito fica solto e tem tendência a descair e ficar flácido. Isto é importante mesmo num peito pequeno, pois é comum a dificuldade em encontrar um soutien que o valorize. No peito de maior volume, a questão da saúde tem uma grande importância e com o tamanho adequado é possível evitar as dores nos ombros e costas. A nível estético, uma lingerie à medida dá mais autoconfiança e até nos pode fazer parecer mais magras!
Que cuidados ter com o peito no início da puberdade?
Nesta fase, o peito desenvolve-se e é fundamental cuidar bem dele para que se mantenha firme. Aconselhamos que seja feita uma consulta de bra fitting para apurar o tamanho e quais os modelos mais adequados, pois cada caso é um caso. Na generalidade dos casos, opções sem aros ou de desporto podem sem bons aliados, pois garantem o suporte e o conforto.
Há soutiens melhores para peito grande e soutiens para peito pequeno?
Mais do que ser grande ou mais pequeno, há outras variações a ter em conta, como a firmeza, o formato da mama e eventuais assimetrias. Além disso, é preciso ter em conta os gostos e as finalidades para os diferentes tipos de roupa: subida, decotada, sem alças, transparente, justa ou desportiva.
Ainda assim, em peito de pequeno volume os soutiens plunge, coração, balconnet e bandeau são os estilos que mais favorecem, assim como a copa moldada ou com enchimento.
Em peito de médio e grande volume, os estilos balconnet e full cup costumam não falhar mas mais uma vez, depende do tipo de peito. A copa mole funciona muito bem mas consoante o tipo de peito e a copa moldada e com espuma ultra fina também pode ser uma opção.
Atualizado a: