O que é o herpes e onde se desenvolve com maior frequência?
É uma das mais recorrentes doenças no século XXI mas nem por isso é sabido o que é o herpes, uma patologia incurável e extremamente comum que se manifesta sempre que o sistema imunitário humano sofre quebras de resistência. Assim, embora especialmente comum no Inverno, estação do ano em que o seu aparecimento mais se verifica, as circunstâncias ideais para o surgimento desta incómoda enfermidade podem ocorrer em qualquer altura.
Partindo do conhecimento elementar sobre o que é o herpes, nomeadamente do facto de que esta é uma doença de origem viral caracterizada pela infecção aguda da pele e das mucosas, a protecção mais adequada consistirá em manter uma higiene adequada para evitar que em contacto com o seu agente despoletador exista a possibilidade de o vírus se infiltrar na pele. Tomada essa precaução estará impedido de navegar através do nervo e atingir as células mais frágeis e susceptíveis do organismo, nas quais se iria instalar dissimuladamente até que se formassem as condições indicadas para a sua propagação, concretizada na forma de irritação cutânea.
Importância de conhecer o que é o herpes
Nascido de um vírus que dá pela mesma designação, o herpes simplex, a doença atinge sobretudo os músculos com superior exposição às bactérias e que se encontram menos protegidos por camadas adicionais de pele, como é o caso de toda a zona envolvente da boca e os órgãos sexuais. Aliás, estes dois tipos da enfermidade, o herpes labial e herpes genital, são inclusivamente os mais habituais, embora possam igualmente surgir em outros pontos localizados da tez, ainda que em menor número de situações, daí a necessidade de reconhecer o que é o herpes para ser previamente detectado.
Embora geralmente a doença se contraia durante a infância e adolescência, os primeiros sinais de herpes aparecem na maioria dos casos já na idade adulta, numa altura em que o crescimento estagna e o sistema imunitário começa a formar os padrões definitivos que assumirá a partir dessa fase da nossa vida. É por esse motivo que se torna absolutamente fundamental saber o que é o herpes para que se identifiquem os respectivos sintomas, uma tarefa tão determinante como a realização de exames numa base regular, pois só uma detecção da enfermidade em tempo útil (quanto mais cedo melhor) permitirá um combate eficaz e a melhoria das hipóteses de atenuar os seus indesejados efeitos.
Atualizado a: