AntiGravity Fitness, o treino que desafia a gravidade

Assente nos princípios de treino em suspensão, do Yoga e do Pilates, AntiGravity Fitness® é uma aula que desafia as leis da gravidade: um pano suspenso no teto é (quase) tudo o que os praticantes necessitam para executarem posturas desafiantes e muito divertidas, ao mesmo tempo que melhoram a condição física.

AntiGravity Fitness™ é uma técnica de fitness completa, pensada para melhorar a saúde, proporcionar bem-estar físico e mental, criando momentos de desafio e diversão. É uma combinação de exercícios, destinados a melhorar a força, desenvolver a capacidade cardiovascular, melhorar a postura, alongar todos os músculos, estimular equilíbrio, assim como aumentar autoestima e autoconfiança.

AntiGravity Fitness

Utiliza um pano – o Harrison AntiGravity® Hammock –  que está preso ao teto. Este aparelho permite mudar a relação dinâmica ao chão, fazendo com que os participantes tenham que ajustar o seu corpo através de exercícios únicos que desafiam as leis da física.

O maior benefício vem das posturas e exercícios onde estamos invertidos, permitindo uma natural descompressão da coluna vertebral.

Em termos de treino existem os benefícios acima mencionados, mas uma das principais componentes, nomeadamente psicológica, é a sensação de se estar a fazer algo que parece muito complexo, mas que, graças às progressões que utilizamos, acaba por ser quase intuitivo e natural. É uma sensação de sucesso muito positiva e que acaba por quase emocionar as pessoas. Um pouco como se aprendêssemos a andar novamente. Algumas pessoas ficam totalmente viciadas e regressam assiduamente para continuar a crescer com este método, já que existem literalmente milhares de posturas e exercícios.

Atualmente, a modalidade AntiGravity Fitness™ conta com seis técnicas distintas e com mais de 1.000 asanas, posturas e movimentos que não são apenas praticados em suspensão. Em muitos casos os movimentos também podem ser realizados sentado ou deitado no chão, e a intensidade vai sempre depender do instrutor e do nível dos praticantes.

Em Portugal, o AntiGravity Fitness™ está disponível, em exclusivo, nos clubes Holmes Place de Amoreiras, Miraflores, Cascais, Alvalade, Parque das Nações, Braga, Coimbra e Boavista.

 

Os principais benefícios de fazer AntiGravity Fitness:

– Aumento da flexibilidade muscular

– Libertação de tensão muscular

– Fortalecimento abdominal

– Maior consciência corporal

– Aumento da mobilidade articular

– Condicionamento cardiovascular de baixo impacto

– Melhoria da autoestima e autoconfiança

– Descompressão e hidratação dos discos intervertebrais

– Alinhamento da coluna vertebral

– Reparação do sistema circulatório endócrino, linfático e digestivo

– Aumento da neuroplasticidade do cérebro

– Aumento da resposta propriocetiva e consciência cinestésica

– Aumento do foco e atenção

– Experiência de fitness criativa e artística

Quem pode fazer?

É uma modalidade para todos. Existem, contudo, condicionantes que obrigam o instrutor a adaptar alguns exercícios, nomeadamente em casos de gravidez, glaucoma, cirurgia recente (especialmente ombro, olhos, costas, anca, mãos ou pulso), função cardíaca irregular, pressão arterial muito alta ou muito baixa, vertigens, osteoporose, lesões recentes na cabeça, desmaios, artrite grave, sinusite, acidentes vasculares cerebrais recentes, hérnia discal, esclerose cerebral, entre outras.

 

Como tudo começou?

Habituado a contrair lesões resultantes do trabalho como ginasta e como bailarino da Broadway, Christopher Harrison, chegou a uma fase em que sentiu o peso de todas as mazelas acumuladas. Nessa altura, decidiu ir para a Índia, onde descobriu o Yoga e, embora tenha sentido imensas melhorias, especialmente na recuperação da vitalidade e a eliminar resquícios das lesões que contraiu durante os muitos anos de profissão, continuava a não ser suficiente porque ainda se ressentia nos pulsos, joelhos e pescoço. Isso acontecia devido à pressão que, mesmo com a prática de Yoga, era exercida nas articulações. Christopher percebeu, então, que era possível reduzir esse impacto se recorresse a um tecido de seda. E foi assim que nasceu, em 1999, a modalidade AntiGravity Fitness™.

À medida que foi implementando o AntiGravity Fitness™, Christopher Harrison foi fazendo pequenas adaptações. Descobriu com a experiência que, recorrendo ao tecido, podia pendurar-se de cabeça para baixo e tanto o pescoço, como a anca e a coluna, beneficiavam da descompressão exercida e, naturalmente, também a saúde beneficiava. À medida que os anos avançaram e os praticantes da modalidade aumentavam, Christopher adaptou o conceito AntiGravity Fitness™ às aulas de grupo e certificou a técnica junto do Aerobics and Fitness Association of America®, do American Council on Exercise e do Yoga Alliance.

Atualizado a:

você pode gostar também