As modalidades que o ajudam a voltar à rotina
O regresso ao trabalho e à rotina do dia-a-dia é, muitas vezes, sinónimo de regresso ao ginásio e à prática regular de atividade física. E de entre as várias modalidades que o podem motivar para mais um ano intenso de trabalho destacam-se o global training, body pump, a zumba ou o pilates.
Após um interregno na atividade física regular é importante retomar, ou iniciar se o não fez na época passada, as suas atividades físicas programadas. Programadas porque a complexidade do corpo humano inibe a eficácia dos seus treinos se o processo não for acompanhado por um profissional qualificado.
A primeira coisa que deverá fazer é procurar ajuda de um profissional, de forma a poder marcar uma avaliação, preferencialmente com um personal trainer, uma vez que este profissional dar-lhe-á atenção exclusiva e realizará uma avaliação detalhada da sua condição física. Avaliação essa que terá em conta a sua postura, a sua condição muscular e os objetivos a que se propõe alcançar durante o novo ano de treino.
Independentemente das modalidades que venha a selecionar para praticar ao longo dos próximos meses, é necessário ter em conta que o período inicial, ou de reinício, da atividade física deve ser caraterizado por uma baixa frequência semanal, com duração e intensidades reduzidas progredindo semana após semana. Esta progressão deverá ser acompanhada por um profissional de fitness e deverá, naturalmente, ter em conta os objetivos individuais de treino.
Alie os benefícios do exercício ao prazer de o fazer!
Mas para começar ou recomeçar os treinos não chega só a mudança dos dias no calendário. É preciso estar motivado, sentir que as idas ao ginásio são parte ativa do seu quotidiano e que a prática de modalidades de fitness contribui para o bem-estar físico mas também emocional.
Ao escolher uma modalidade deverá ter em conta os benefícios físicos que a mesma proporciona e como esta poderá estar em linha com o que mais gosta de fazer. E no regresso à prática desportiva, as modalidades de grupo contribuem positivamente para a motivação e para ganhar o ritmo.
As aulas de grupo são, tendencialmente, contagiantes e por terem horários estipulados permitem passar a figurar na agenda como um dos compromissos para determinado dia, evitando-se assim desculpas para atrasos, ou até mesmo faltas, na ida ao ginásio.
A par das aulas de grupo, os exercícios na bicicleta ou na passadeira ou umas braçadas na piscina constituem excelentes opções para adquirir ou reforçar fôlego e resistência para mais um ano, que se pretende repleto de treinos pautados pelo bem-estar e pela diversão.
Qualquer modalidade tem os seus próprios benefícios. Do pilates, ao yoga, da zumba ao body pump, do spin à natação, o fundamental é escolher e praticar a que mais gozo lhe dá e, simultaneamente, a que melhor vai ao encontro dos objetivos delineados.
Atualizado a: