Prepare o corpo para a época festiva
O Natal e o fim de ano estão a chegar e com eles surgem também as preocupações com os excessos alimentares e a forma física. Este ano, contrarie esse cenário: comece já a preparar o corpo para os excessos característicos desta época festiva e desfrute-a livre de remorsos ou sentimentos de culpa.
Em época de festas as “loucuras” à mesa são muitas. Entre os tradicionais almoços e jantares em família, o convívio com os amigos, a noite de consoada e o fim de ano, todas as ocasiões são autênticas “bombas calóricas”, repletas de doces e álcool para um grande número de pessoas.
E o resultado é inevitável: estas “loucuras” vão alterar a sua composição corporal, fazendo aparecer umas gordurinhas aqui e ali. Contudo, pode preparar-se para que o corpo não mude drasticamente a sua composição corporal. Quer saber como?
Antes de mais, quero que saiba que não existe um exercício específico para reduzir gorduras… É verdade não existe. Existem exercícios que estimulam o seu organismo e não a redução de massa gorda. A redução de gordura é uma consequência do dispêndio energético do seu organismo e do trabalho muscular, e se apenas treinar, não vai manter a sua composição corporal. Manter a composição corporal implica ter um treino e uma dieta adequados.
Em relação à dieta e sendo generalista (a consulta de um especialista em nutrição seria o mais indicado), dê preferência a fruta e vegetais, gorduras saudáveis como as do peixe, e proteínas provenientes de leguminosas e/ou animais. Evite o álcool, massas e açúcares, não apenas nas épocas festivas mas durante todo o ano.
Em relação aos exercícios, não é o exercício em si, mas sim o conjunto dos exercícios realizados na intensidade e quantidade certas que irão acelerar o metabolismo, tornando-o mais apto para resistir às épocas festivas.
Na escolha dos exercícios é importante que tenha em conta o que gosta de fazer e aposte num plano de treino que contenha exercícios que promovam o movimento completo do seu corpo, como: remar, levantar pesos, saltar, correr e mudar de plano, ou seja, estar deitado e passar para uma posição de pé, feitos numa intensidade moderada a intensa, por um período de tempo compreendido entre 15 a 30 minutos. Isto será o ideal para se preparar para qualquer época festiva e, em geral, para a sua vida quotidiana.
Mas não se esqueça, os exercícios, a intensidade e o tempo de treino devem ser quantificados em função da sua experiência de treino e condição física, portanto, a ajuda de um profissional é aconselhada, sobretudo no caso de ter alguma limitação física.
Atualizado a: