V-Spin: as vantagens do treino em bicicleta
Combinar treino e diversão, enquanto pedala sobre uma bicicleta estática seguindo as orientações de um instrutor ao ritmo da sua música favorita, é a proposta desta atividade atrativa, energética e contagiante, importada originalmente dos Estados Unidos da América.
O V-Spin é muito mais do que apenas uma aula de exercício. Este excitante programa de treino dos clubes Virgin Active combina os fundamentos básicos do ciclismo com técnicas de motivação, de forma a criar uma mudança no estilo de vida de quem o pratica. Para tal, são utilizadas bicicletas estacionárias, especialmente desenvolvidas para estas aulas, que simulam um treino de ciclismo.
Concebido para participantes de todos os níveis de aptidão – quer os alunos sejam principiantes ou atletas –, todos começam no mesmo ponto e juntos desenvolvem um treino de 50 a 90 minutos (formatos disponíveis nos health clubs Virgin Active) de exercício cardiovascular e resistência muscular, onde cada um vai ajustando a intensidade do exercício de acordo com a sua condição física e sem impacto para as articulações.
Antes do início da aula, é importante ajustar a bicicleta de acordo com estatura de cada aluno. Aos iniciantes (que devem chegar 10 minutos antes do início da sessão), o instrutor dá indicações individualizadas e assim que sobe ao palco relembra a todos os participantes o set up da bicicleta e as posições utilizadas (das mãos: 1,2 e 3 e posição de sentado ou em pé).
Quando a aula propriamente dita começa, os primeiros 5 a 10 minutos são dedicados ao aquecimento (em regra, as duas primeiras músicas). Depois de a turma estar pronta para um exercício mais intenso, inicia-se a fase principal, na qual o instrutor tem programado um treino que pode passar por diferentes objetivos, utilizando-se diversos métodos: subir uma montanha, treino intervalado ou séries de sprints, por exemplo. Cerca de 10 minutos antes do fim da aula, o que corresponde normalmente às duas últimas faixas de música, faz-se o retorno à calma e o alongamento ou movimentos de mobilidade.
Mas quem assume um dos principais papéis nesta aula – senão mesmo o principal – é a música, que faz com que todos deem o seu melhor em cima da bicicleta: um ambiente de grupo com músicas fortes e motivantes assegura uma experiência única para participantes de todas as idades.
A prática de V-Spin traz inúmeros benefícios para os seus praticantes, sendo cada aula desenvolvida com o intuito de melhorar os sistemas energéticos do nosso corpo: aeróbios, anaeróbios ou ambos. Não será por acaso que esta é uma das atividades que mais calorias queima.
Entre as suas vantagens em termos de saúde podemos destacar o aumento da força nas pernas e glúteos e do endurance muscular; a libertação de endorfinas que induzem a uma sensação de bem-estar; a ausência de impacto nas articulações; e a queima muito eficaz de hidratos de carbono (durante a aula) e gorduras (na fase pós-aula).
Além das recomendações comuns para o início de uma atividade física, como uma consulta médica, por exemplo, recomenda-se um cuidado extra com a hidratação, sendo muito importante levar cerca de 700ml de água para a aula.
Outro cuidado que os iniciantes devem ter é a utilização de uma capa de selim em gel e de calções com proteção almofadada, pois a adaptação ao selim é uma das maiores dificuldades na adaptação à modalidade.
Este programa pode ser resumido da seguinte forma: um treino altamente motivador, seguro, divertido, individualizado em intensidade (pois cada aluno controla a carga da sua bicicleta) e sem barreiras de coordenação de movimentos. Despertámos a sua curiosidade? Então, não deixe de experimentar.
Atualizado a: