Aprenda como Otimizar o seu cérebro
Incansável, trabalhadora e resistente a múltiplas fontes de desgaste e stress, a mente humana necessita de diversos nutrientes e determinadas atividades para se manter vigorosa e em pleno funcionamento. Descubra como pode ajudar a manter o seu cérebro saudável, de acordo com o Instituto da Inteligência.
No entanto, este órgão, por muito forte ou invencível que possa parecer, não irá permanecer assim para sempre. Tal como com qualquer outra parte do corpo, o cérebro envelhece e enfraquece com o passar do tempo. O stress, a fadiga e o envelhecimento deixam as suas marcas na mente humana, mas existem formas de reabilitar e otimizar o funcionamento do cérebro.
Recomendamos que leia o artigo: Problemas ou Alterações cerebrais devidas ao stress
Para que funcione eficazmente, este órgão necessita de ser alimentado e estimulado, até porque é um verdadeiro comilão. Sozinho consome entre 25% e 30% da energia que o organismo consegue produzir através dos alimentos.
Conheça as recomendações propostas pelo Instituto da Inteligência e aumente a performance do seu cérebro:
1. Faça uma dieta com baixo teor de gordura. A gordura em excesso prejudica a circulação sanguínea no cérebro e produz radicais livres que envelhecem prematuramente as células nervosas, dificultando as funções cognitivas.
2. Consuma alimentos através dos quais poderá obter nutrientes vitais, como as vitaminas A, B1,B6, B12, C, E, minerais como o magnésio, o selénio e o zinco, e os ácidos gordos Ómega-3. Poderá encontrar estes nutrientes em cereais integrais, fruta, legumes, frutos secos, ovos, azeite, salmão, atum, sardinha e carne.
3. Aposte numa dieta com restrição de calorias, pois favorece a longevidade e a destreza mental, e promova uma dieta equilibrada onde estejam presentes todos os tipos de fibras, vegetais, fruta e proteínas não-animais, bem como laticínios desnatados e carne magra. Se for necessário, tome suplementos vitamínicos para compensar os desequilíbrios resultantes de refeições pobres e apressadas.
4. Respire bem através de uma postura correta e de exercícios físicos moderados, como por exemplo, caminhadas de pelo menos 30 minutos diários para manter a função cerebral ativa.
5. Pratique em atividades regulares de ativação dos sentidos, do pensamento, da criatividade e da inteligência para “exercitar” o cérebro e revigorar a mente, igualmente conhecidas como neuróbica.
6. Dedique-se a atividades prazerosas que lhe permitam perder a noção do tempo e do espaço, entrando num estado de profunda concentração.
7. Durma o tempo necessário para que o cérebro recupere da energia dispendida ao longo do dia e realize todas as suas funções essenciais.
Atualizado a: