Azeite de Oliva, em Sua Dieta e em Seu Corpo –
O rei da dieta mediterrânea, o alimento básico na Espanha, um país onde o ouro por excelência é a seiva que nos dá a natureza em forma de óleo para deliciar nosso paladar e nossa saúde.
Não há origem ou exatidão da data que começaram a usar o azeite de oliva, aparentemente foi no Mediterrâneo, onde sabiam que um tipo de arbusto que foi chamado de Oleastre dava pequenos frutos oleosos. Então começaram a dar frutos maiores o óleo obtido a partir das azeitonas foi imediatamente introduzido como parte da alimentação. Porém, o alimento não era apenas conhecida como o azeite, mas descobriram as propriedades benéficas sobre a hidratação da pele, por isso foi introduzido nos cosméticos até hoje.
Não muito tempo antes da eletricidade chegar as nossas casas, as lâmpadas de azeite eram muito popular e muito comum na casa para iluminar. Na gastronomia atual o azeite ocupa uma posição privilegiada e, em alguns países, mesmo uma iguaria de luxo não consegue encontrar ou não é facilmente acessível a todos. O modo mais difundido e mais utilizado para a conservação e para o uso diário é em uma jarra de vidro com dosador. Sabe-se que o café da manhã de Andaluzia por excelência são as torradas temperadas com azeite e presunto.
Para obter o azeite existem métodos diferentes, mas o mais antigo é o prensado, assim a azeitona libera o azeite e depois coletado. O óleo que fica mais sólido no processo é chamado de bagaço e o refinado é o comercializado com maior qualidade.
As qualidades de azeite na Europa são divididas em vários tipos:
- Azeite virgem extra – é o de maior qualidade e é recomendado para o café da manhã e alguns molhos para salada, por exemplo.
- Azeite virgem – é de alta qualidade e adequado também para o mesmo que o extra
- Azeite – é de boa qualidade, e esse azeite que não cumpre as exigências que os azeites anteriores. Muito usado em ensopados.
- Azeite de orujo – Adequado para ensopados
.
Hoje sabemos que o azeite tem sido muito proveitoso, como observamos acima, é a base da dieta mediterrânea e é uma iguaria na cozinha dos chefes de maior prestígio no mundo. Mas avançou muito na área dos cosméticos e é fácil de encontrar nas prateleiras dos supermercados, salões de cabeleireiro e os produtos que o compõem entre os seus principais ingredientes o azeite de oliva, tanto para a pele como o cabelo. Abaixo está uma máscara para o cabelo muito simples, mas que deixa o cabelo muito brilhante e hidratado. Misture em uma tigela o azeite com um ovo batido. Aplique a mistura no cabelo recém lavado e deixe agir por alguns minutos. A desvantagem desta máscara é que não cheira muito bem, por isso cada vez mais as pessoas preferem comprar o produto pronto que oferece as mesmas propriedades, mas com um aroma agradável. No entanto, quem não se importa e quer utilizar esse método, deve observar que em cabelo oleoso ou com tendência para a oleosidade não é aconselhável, pois contém muita gordura. É ideal para cabelos bem ressecados, ou tingidos. Também é adequado como um óleo corporal, para pele muito seca ou regiões ásperas, como os cotovelos, joelhos e calcanhares, para suavizar a região. Há várias marcas que vendem cremes com o azeite de oliva, mas você pode encontrá-lo facilmente em lojas de produtos naturais.
Atualizado a: