Como evitar a infeção urinária na mulher?
A infeção urinária, tal como o nome indica, traduz-se por uma infeção do tracto urinário, sendo comum nas mulheres e ocorrendo por vezes de forma muito frequente.
Apesar de normalmente não ser grave, a infeção urinária torna-se incómoda devido à dor e ao desconforto causados, sendo fundamental conhecer quais os principais factores responsáveis por esta condição e qual a melhor forma de os evitar. Da mesma forma, se deixada por tratar, pode levar à infeção renal, cujos danos podem ser graves e irreversíveis. O que acontece na infeção urinária?
O tracto urinário inclui os rins, os ureteres (os tubos que ligam os rins à bexiga), a bexiga e a uretra (o canal responsável pelo transporte de urina para o exterior). A infeção urinária ocorre quando qualquer uma destas partes é infectada, na maioria dos casos por bactérias, mas também por fungos ou vírus. A infeção urinária ocorre mais frequentemente na parte inferior to tracto urinário, afectando a bexiga e a uretra, podendo também ser designada como cistite ou uretrite, quando afecta a bexiga e a uretra, respectivamente.
As bactérias responsáveis pela infeção urinária têm geralmente origem no intestino e ao passarem do ânus para a uretra causam a infeção, multiplicando-se no tracto urinário. Devido à proximidade entre o ânus e a uretra ser maior na mulher do que no homem, a probabilidade de ocorrência de uma infeção urinária é 8 vezes superior, sendo também agravada pelo facto de a uretra na mulher ser mais curta, levando a que a infeção se instale mais facilmente na bexiga (cistite) e possa consequentemente afectar os ureteres e os rins.
A infeção urinária não é uma doença sexualmente transmissível, pelo que não se transmite entre parceiros sexuais, porém, apesar de as bactérias responsáveis pela infeção urinária terem a sua origem no intestino, a actividade sexual torna mais fácil a mobilização destas para a uretra da mulher, aumentando o risco de infeção. Outros factores de risco incluem a diabetes ou a gravidez, bem como qualquer bloqueio que impeça a passagem de urina da bexiga para o exterior, como por exemplo a presença de cálculos.
Diagnosticar e evitar a infeção urinária:
Os principais sintomas de uma infeção urinária incluem dor e dificuldade em urinar, bem como um aumento da frequência urinária. É normal que sinta frequentemente urgência em urinar, porém com a sensação de que não conseguiu esvaziar completamente a bexiga depois da ida à casa de banho. Quando a infeção urinária se agrava é normal desenvolver sintomas como dor no baixo abdómen, sangue na urina, febre e náuseas. Para evitar o agravamento da doença, deve procurar tratamento assim que sentir os primeiros sintomas. A infeção urinária é normalmente tratada com recurso a antibióticos e analgésicos.
Apesar de a infeção urinária não poder ser prevenida por completo, existem algumas medidas que pode tomar para a evitar:
•Limpe-se no sentido frente-trás após as idas à casa de banho
•Beba 1,5L de água diariamente
•Não sustenha a urina por longos períodos de tempo
•Mantenha uma boa higiene diária da área genital
•Prefira duches a banhos
•Use roupa interior confortável e de algodão
Atualizado a: