Dor no Bico da Mama o que pode ser?
Sentir dor no bico da mama é um sintoma muito comum, que afeta muitas mulheres que geralmente ficam confusas com o significado desse sintoma.
Dor no Bico da Mama, quais as causas
Vamos aqui tentar esclarecer as causas da dor no bico da mama, que podem ser diversas, sendo importante serem investigadas e nunca ignoradas. Normalmente são causas benignas, essa dor pode ser sintoma de algo simples como por exemplo o uso de um sutiã inadequado ao tamanho e estrutura dos seios que acabe por causar desconforto ou incómodo, mas também é possível que o sintoma esteja ligado a algum problema de saúde, o mais grave deles, o cancro ou câncer de mama.
É muito importante mencionar que no caso de sentir dor por mais de 4 ou 5 dias, deve consultar o seu médico para que seja analisado o problema e possam ser indicados exames que possam auxiliar no diagnóstico e solução.
Quais as causas mais comuns da dor no bico da mama
Na realidade o motivo mais comum de uma mulher sentir dor no bico da mama é mesmo a fricção do tecido junto aos seios. Na maioria dos casos é causado por um sutiã muito grande ou por uma camisola apertada demais, que causa fricção nos mamilos e provoca irritação. Também o tipo de tecido pode ser a causa, uma alergia a um determinado tecido pode causar essa dor. Contudo quando o problema é causado por estes fatores, a dor desaparece de imediato ou em poucos dias após corrigir o uso.
Recomendamos que leia também:
A mastectomia preventiva e o seu impacto
Como o desequilíbrio da glândula da tiróide nos afecta?
Saliva grossa e boca seca quais as causas.
Existem diversos outros fatores mais sérios que provocam dor no bico da mama, os principais são:
Menstruação
Algo comum de ocorrer é que algumas mulheres possam sentir dor no bico da mama durante o ciclo menstrual, ou antes da menstruação em si.
Essa dor surge por devido oa aumento do estrogênio e da progesterona no organismo, o que tende a provocar que os seios se encham de fluidos e aumentem de tamanho. Convém no entanto salientar que se a causa da dor for essa, o problema vai desaparecer após o termino do período menstrual.
Dermatite
É bastante comum que uma dermatite possa gerar mal estar na região dos seios. Por exemplo a descamação da pele, o surgimento de crostas e de bolhas ou manchas vermelhas (eczema) em torno do mamilo.
A dermatite é na realidade uma reação alérgica da pele após contato com alguma substância. É bastante comum que ocorra com sabões ou detergentes de lavar roupa diversos possam causar a dermatite.
Câncer ou cancro de mama
O cancro de mama ou câncer de mama é outra hipótese a ter em conta, apesar de ser o pior cenário, mas nunca deve ser descartado quando uma mulher tem dor no bico da mama. Contudo, somente a dor não denota qualquer precisão para esse problema, terá que ser acompanhada de outros sintomas como por exemplo:
- Caroço na mama;
- Mamilo produzir líquidos que não sejam leite mamário;
- Alterações no formato ou tamanho de um dos seios;
- Mudanças na forma ou na cor do bico da mama.
- Inversão do mamilo, o mamilo ficar para dentro e não sair
- Inflamação nas axilas ou deteção de nódulos (caroços)
Se notar que a dor no bico da mama seja acompanhada de outros sintomas como os mencionados, procure imediatamente um médico, que irá investigar e detectar se há um câncer de mama ou se é outra problema.
Lembre-se que a maioria dos cancros de mama são tratados se forem detectados na sua fase inicial e cada dia que passa atrasa mais e diminui as possibilidades de sucesso no tratamento.
Amamentação
As mulheres que estão a amamentar tem muito frequentemente este tipo de dor. É bastante comum após a amamentação que surja dor no seio e principalmente no bico.
O motivo é simples, como o bebé faz muita força no processo de sucção do leite para se alimentar, é normal que a mãe sinta dores na região ao término da alimentação.
Recomenda-se um histórico de alimentação, um exame às mamas e mamilos da mãe e à boca do bebé, bem como a observação do ato de amamentar.
Mastite
Outra causa bastante comum de dor no bico do seio é a mastite. Trata-se de uma infecção que deixa os seios inchados, doloridos e na maioria dos casos com uma cor avermelhada. Em determinados casos a mastite provoca também febre e calafrios.
A mastite é um problema que surge quando o leite se prende em um dos dutos mamários e as bactérias se desenvolvem na região. Se não for feito o tratamento, a mastite pode levar à criação de pus na região.
Recomendamos que leia: Aleitamento materno – pequenos problemas, saiba como resolvê-los
E também: Como resolver os problemas da amamentação
Candidíase mamária
A Candidíase mamária é outra causa comum de dor no bico dos seios. Trata-se de uma infecção que também pode surgir durante a amamentação. É provocada por um fungo que faz com que os mamilos sequem e se rachem por causa da amamentação.
Este é comum que este problema provoque à mulher uma forte dor no bico da mama após o término da alimentação do bebé. Também o bebé pode ser infectado, ficando com manchas brancas na boca.
Gravidez
É verdade, se uma mulher sentir dor no bico da mama pode ser indicador de que a ela possa estar grávida.
É comum que nesse processo o corpo passe por inúmeras mudanças, como dor no peito, inchaço nos tornozelos e outras mais, todas causadas pelas mudanças dos hormônios dentro do organismo, que se alteram para dar conta de uma vida que será gerada ali.
Só se considera sintoma de gravidez se também for acompanhada de outros sintomas como: náuseas e vômitos, mais vontade de urinar, cansaço e indisposição matinal. A dor na região passa, mas certamente os seios passarão por um processo de crescimento ao longo da gravidez.
Doença de Paget
A doença de Paget pode afetar os bicos dos seios (mamilos) e, quando isso acontece, o principal e mais comum sintoma é o surgimento de comichão (coceira) constante no mamilo. Esta doença é na realidade um tipo de cancro da pele do mamilo e, por isso, deve ser observado por um dermatologista o mais rápido possível.
Outros sintomas que podem indicar a doença de Paget incluem alterações na forma do mamilo, pele áspera ou liberação de líquido.
- O que fazer: se existir suspeita de algum tipo de câncer no mamilo ou mama é aconselhado ir imediatamente no dermatologista e iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com cirurgia e quimioterapia.
Recomendamos que leia também:
Fazer autoexame da mama. Cancro da mama, prevenção faz a diferença!
Exames ginecológicos
Melanoma: Prevenir é o melhor remédio!
Tratamento da dor no bico da mama
Em situações normais a dor do mamilo tende a desaparecer em 2 a 3 dias e, nesses casos, não precisa de tratamento específico, mas se durar mais tempo ou se for muito intensa é recomendado consultar um dermatologista para avaliar a região e identificar a causa.
Os tratamentos para a dor no bico dos seios dependerá da causa que o originou. Por exemplo, se a dor é provocada por algum tecido, procurar sutiãs e camisolas mais confortáveis podem resolver a questão.
É muito importante recordar que a utilização de um antisséptico (como álcool) tende a piorar a dor, a inflamação e a comichão.
Já os casos em que a dor é causada por dermatite, terá que ser tratada por meio de cremes e loções que diminuem a inflamação. No caso da candidíase, um creme antifúngico deve ser aplicado no local. Para curar a mastite, o médico deverá prescrever um antibiótico que combata a infecção.
Nos casos em que as dores são provocadas exclusivamente pela amamentação podem ser tratadas com analgésicos, mas também de forma natural. Por exemplo, pode aplicar nos seios uma compressão quente e húmida. Pomada de lanolina ajuda a evitar que o mamilo fissure.
No caso do cancro ou câncer de mama, após o diagnóstico médico, pode ser necessária a realização de uma cirurgia para a retirada do nódulo do seio, além de sessões de radioterapia e quimioterapia.
Agora já conhece as principais causas e os tratamentos para as dores nos bicos das mamas.
Atualizado a: