Finasterida precisa de receita médica para comprar?

Algumas pessoas questionam se precisa de recita médica para comprar Finasterida.

Vamos tentar esclarecer essa dúvida e também explicar o que é a Finasterida e a Propecia, assim como as suas aplicações e resultados comprovados. Mas vamos também mencionar os efeitos colaterais e as contra indicações para que antes de comprar esteja devidamente informado(a).

O que é a Finasterida e da Propecia?

Propecia/Finasterida é um medicamento que serve basicamente para evitar a queda de cabelo e estancar a evolução da calvície masculina, assim como promover o crescimento capilar.

É considerado na atualidade um dos medicamentos mais eficazes para o tratamento da calvície.

A finasterida 1mg é um medicamento indicado para o tratamento de calvície de padrão masculino (alopecia androgênica), contribuindo também para o aumento do crescimento do cabelo e prevenção da queda do cabelo.

A finasterida 1mg é contra-indicada para mulheres ou crianças.

Contra indicações do Finasterida

  • Pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente do produto;
  • Finasterida não é indicado para mulheres nem crianças.

Como usar o Finasterida

A posologia recomendada pelo laboratório é de um comprimido de 1mg diariamente por 3 meses ou mais para que se comece a notar um aumento de crescimento capilar. A utilização prolongada e contínua é recomendada para obtenção de resultados notáveis. Ao interromper o tratamento será revertido o efeito no período de aproximadamente 12 meses.

Finasterida

Reacções Adversas do Finasterida

Como qualquer outro medicamento o Finasterida possui reacções adversas. Porque estas reacções são relatadas voluntariamente, não é possível estimar em concreto a frequência ou mesmo estabelecer um relacionamento causal à exposição deste.

Foram relatados os seguintes efeitos adversos durante a toma de Finasterida:

  • Reações de hipersensibilidade tais como erupção cutânea, prurido, urticária e angioedema (incluindo edema dos lábios, língua, garganta e da face).
  • Depressão;
  • Diminuição da libido que continua após a descontinuação do tratamento;
  • Disfunção sexual que continua após descontinuação do tratamento, sensibilidade e aumento dos seios, dor testicular, infertilidade masculina e/ou baixa qualidade do esperma.

Contacte o médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas ocorrer ao tomar finasterida:

  • Arrepios
  • suores frios
  • confusão
  • tonturas, fraqueza ou tonturas ao se levantar de uma posição deitada ou sentada
  • Inchaço ou inchaço do rosto, braços, mãos, pernas ou pés
  • aumento e sensibilidade dos peitos
  • diminuição do interesse pela relação sexual
  • incapacidade de ter ou manter uma ereção
  • perda de habilidade sexual, desejo, impulso ou desempenho
  • coriza
  • sonolência incomum
  • espirros
  • nariz entupido
  • dor abdominal ou estomacal
  • dor nas costas
  • quantidade diminuída de sêmen
  • diarreia
  • dor de cabeça
  • dor testicular

São apresentados relatos nas bulas da finasterida sobre o aparecimento de alguns efeitos colaterais como a queda da libido, a diminuição do volume da ejaculação, o crescimento do volume e também da sensibilidade dos seios, disfunção eréctil, erupções cutâneas e edema labial.

A bula dá a informação de que essas reações adversas são raras, acometendo menos de 3% dos pacientes, referindo também que ocorreram num grau baixo durante a realização de testes e que acabaram por desaparecer normalmente nos homens que interromperam o tratamento com a finasterida e também em alguns outros que continuaram com a toma de finasterida.

Finasterida precisa de receita?

A realidade é que este medicamento precisa de receita para comprar numa farmácia, mas não precisa de receita se comparar na internet. Contudo deve entender que ao comprar online o mais provável é que compre um medicamento falsificado que certamente lhe vai fazer mais mal do que bem, ou pode comprar em sites realmente comprovados nos quais o site envia as suas informações para um médico e lhe passa uma receita na hora.

Recomendamos que leia também:
O que é o Timo e qual a sua função organismo humano?
Andropausa: “a menopausa do homem”
Principais causas da disfunção eréctil

Como a medicação finasterida atua:

Nos homens, a testosterona é produzida essencialmente pelos testículos e em pequenas quantidades pelas glândulas supra-renais. A maior parte da testosterona é transportada para uma proteína plasmática específica chamada globulina de ligação hormonal sexual (SHBG).

Esta proteína é gerada pelo fígado e transporta os hormônios sexuais (andrógenos em homens e estrogênios em mulheres) para seu local de actuação no organismo. A testosterona que não se liga à SHBG é chamada de testosterona livre, sendo essa testosterona que pode ser convertida em dihidrotestosterona (DHT) pela enzima 5-alfa redutase. Tanto a DHT como a testosterona podem se ligar ao receptor de andrógenos, mas a DHT tem tendência para ligar com maior afinidade que a testosterona não ligada ou sem alteração.

Uma vez ligado ao receptor de androgênio, a DHT ou a testosterona formam um complexo que sofre uma mudança estrutural. Esse complexo passa para o núcleo da célula e vai ligar-se a sequências nucleotídicas específicas do ADN chamadas elementos de resposta hormonal.

Essa ligação acarreta alterações na transcrição de diversas proteínas mediadas por genes específicos, o que produz os efeitos androgênicos. A DHT promove o crescimento das características sexuais masculinas, bem como os pelos púbico e o cabelo.

Finasterida atua inibindo a enzima 5-alfa redutase que transforma a testosterona em DHT, sendo usada para tratar uma condição da próstata chamada hiperplasia prostática benigna, também chamada de aumento da próstata.

Uma vez que a DHT estimula o crescimento da próstata, a finasterida ajuda a controlar e a reduzir o tamanho da próstata, bloqueando a conversão de testosterona em DHT e reduindo os níveis sanguíneos e teciduais desse hormônio.

Os sintomas associados à hiperplasia benigna da próstata, que podem melhorar com o tratamento com finasterida, incluem a dificuldade em urinar, o aumento da frequência de urina e diminuição do fluxo urinário. A dose de finasterida aprovada pela FDA para tratar esta condição é de 5 mg por dia.

Finasterida (1 mg por dia) também mostrou beneficiar homens com perda de cabelo leve a moderada. Nos homens, a DHT é necessária para a iniciação e progressão da miniaturização folicular, bem como a destruição de folículos pilosos que se observa na calvície masculina.

Convém salientar que a finasterida não é um medicamento indicado nem para mulheres nem para crianças.

Agora já conhece melhor a Finasterida e sabe se precisa de receita médica para comprar.

Atualizado a:

você pode gostar também