O alimento visto pelo especialista em nutrição: Anona
Benefícios da Anona para a saúde humana.
A anona tem um sabor característico que não é fácil de explicar a quem não tenha tido o privilégio de a provar. Para uns lembra o sabor do morango, para outros do ananás, e para outros o da pêra ou da banana. Mas na realidade o que é completamente certo é que a cremosa polpa branca da Anona tem um sabor muito peculiar, diferente do de todas as restantes frutas, que evoca agradáveis aromas tropicais.
A anona, também conhecida como fruta do conde, é um fruto tipicamente andino. Até o seu nome, cherimólia, deriva da palavra quechua chirimuya. Apesar de este ser um fruto tropical, cria-se em lugares elevados. Por isso os índios do planalto andino dizem que, embora a anona não suporte a neve, gosta de vê-la de longe.
Entre as vitaminas presentes na anona, destacam-se as do grupo B: a B1 ou tiamina, a B2 ou riboflavina, a B6 ou piridoxina e a niacina. Nenhuma fruta fresca contém tantas vitaminas do grupo B.
Quanto a minerais, destaca-se pela sua riqueza em cálcio, fósforo, ferro e potássio. Só a laranja, a nêspera, a tâmara e a framboesa, entre as frutas frescas, contêm mais cálcio que a anona.
A anona fornece uma quantidade considerável de energia na forma de açúcares, juntamente com as vitaminas do grupo B necessárias para que o nosso organismo aproveite eficazmente essa energia.
As vitaminas do grupo B presentes na anona actuam como catalisadores ou facilitadores da combustão dos hidratos de carbono, e também dos ácidos gordos, que são as duas fontes mais importantes de energia para as células do coração.
Todos os músculos do organismo, incluindo o músculo cardíaco, aproveitam eficazmente a energia fornecida pela anona. Em caso de insuficiência cardíaca, quando o coração bate com menos força da que é necessária, o consumo de anona dá vigor e energia a este importante órgão.
Além daquilo que já foi enumerado, a Anona contém fibra vegetal, é diurética, rica em potássio e muito pobre em sódio e em gordura, pelo que satisfaz todos os requisitos de um alimento saudável para o coração. Como se isso não bastasse, a anona contém ainda uma certa quantidade de cálcio, mineral necessário para a regulação das batidas cardíacas.
Estudos mais recentes revelaram a presença de duas classes de fitoquímicos na anona: a classe dos flavonóides, representada pela epicatequina, a quercetina e a kaempferol, e a classe das acetogeninas, em altas concentrações, uma classe que parece possuir efeitos anti-inflamatórios e anti-tumorais.
Alguns estudos científicos relacionam um risco risco significativamente menor de aparecimento de alguns tipos de cancro com a ingestão diária de frutas e legumes que possuam estas características. Com o seu consumo, estamos a ingerir uma concentração abundante de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, o conjunto identificado com a capacidade anti-neoplásica. Um estudo publicado na revista Nutrition and Cancer, em Junho de 2011, registou um efeito protetor da anona, por inibição do crescimento tumoral da linha celular MDA-MB-468, no carcinoma da mama.
Benefícios notáveis da Anona para o organismo humano:
Anemia: A fruta Anona é fonte de ferro e de vitamina C, por esse motivo ajuda a combater a anemia.
Hipertensão: Ajuda a normalizar a pressão arterial.
Funcionamento do Intestino: Contém fibras e por esse motivo contribui para o bom funcionamento do intestino e para manter a flora intestinal saudável.
Sensação de Saciedade: As fibras também contribuem para prolongar a sensação de saciedade.
Envelhecimento Precoce: A Anona é rica em vitamina C e por esse motivo ajuda o corpo a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
Sistema Imunológico: A vitamina C também contribui para fortalecer o nosso sistema imunológico e evitar algumas doenças, principalmente as doenças de inverno.
Saúde dos Olhos: A riboflavina e a vitamina C contidas na fruta do conde combate os radicais livres que prejudica a saúde dos olhos e consequentemente a nossa visão.
Pele: A vitamina A e C contribuem para manter a pele com um aspecto saudável e bonito.
Cabelos: Assim como os cabelos, os cabelos também ficam mais bonitos, saudáveis e brilhosos quando consumimos alimentos ricos em vitamina A e C.
Ajuda No tratamento Para Artrite: O magnésio presente na Anona ameniza os sintomas da artrite.
Fraqueza Muscular: Para combater o problema, poderá consumir a fruta do conde regularmente.
Saúde dos Ossos: Por ter cálcio, a fruta do conde contribui para manter a saúde dos ossos e previne doenças causadas pela falta do nutriente.
Colesterol: Ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL)
Depressão: Por ter vitaminas do complexo B, ajuda a produzir um hormônio que traz sensação de bem estar.
Verminose: Evita que surjam vermes no intestino.
Facilita a Digestão: AS fibras presentes na fruta do conde ajudam a melhorar a digestão.
Energético: pode ser consumido para repor a energia do corpo.
Diurético: Ajuda na eliminação de toxinas através da urina.
Stress: Ajuda a diminuir o stress e distúrbios nervosos.
Cancro: Ajuda a prevenir alguns tipos de cancro por ajudar a combater os radicais livres no corpo que causam a doença.
A polpa cremosa e suave da anona, com o seu efeito antiácido, exerce um efeito benéfico sobre o estômago. Um fruto recomendado para quem sofre de gastrite e de úlcera gastroduodenal.
Fonte: Susana Almeida, Nutricionista
Atualizado a: