O que são aneurismas?

O que são os aneurismas, o que os causa e como se tratam!

As doenças circulatórias podem se manifestar de várias maneiras, sendo que em todas as suas formas, são sempre de tratamento muitas vezes demorado e com níveis crescentes de complexidade, dependendo seus resultados, diretamente do diagnóstico precoce.

O que são aneurismas?

Aneurismas são dilatações permanentes e progressivas em tamanho, de uma artéria ou veia do organismo.
Os aneurismas arteriais, são a maioria, sendo que os venosos são raros.

aneurismas

Como e porque ocorrem os aneurismas?

As causas do aparecimento dos aneurismas são várias, mas as mais freqüentes são por enfraquecimento da parede dos vasos, decorrentes de doenças como arterioesclerose, ou inflamações do próprio vaso, fazendo com que aos poucos, durante os anos, esse local enfraquecido comece a se dilatar, podendo chegar a vários centímetros de diâmetro, ( 15 a 20cm ) freqüentes na aorta abdominal.

Onde são mais frequentes ?

Os aneurismas podem ocorrer em qualquer artéria do corpo humano, mas preferencialmente são encontrados na aorta abdominal, artérias dos membros inferiores e superiores, artérias cerebrais e algumas vezes nos vasos dos órgãos abdominais.

Como pode ser diagnosticado ?

Muitas vezes o próprio paciente pode fazer o diagnóstico, palpando uma “bola” que pulsa, ou um “coração na barriga”, quando esse ocorre na aorta abdominal. Mas nessa situação, o aneurisma já é volumoso, não sendo um diagnóstico precoce.
O diagnóstico pode ser realizado, pela palpação do abdomen pelo Médico clínico geral, ou pela realização de uma ecografia de abdomen, que muitas vezes é solicitada para outro problema.

Qual é o tratamento dos aneurismas?

O tratamento dos aneurismas é sempre através de uma cirurgia, onde o segmento arterial dilatado é retirado, pois está totalmente enfraquecido, e substituído por veia safena quando o calibre da artéria permitir, ou por enxerto sintético, quando o vaso doente é de grande diâmetro.
A cirurgia dos aneurismas está hoje em dia, muito bem desenvolvida e padronizada, sendo que os riscos cirúrgicos, apesar de um procedimento sempre delicado, são bastante baixos quando a operação é realizada por cirurgião experiente.

O que existe de mais moderno no tratamento dos aneurismas ?

Seguindo a evolução tecnológica na medicina, também a cirurgia vascular progrediu, podendo ser utilizado em casos muito bem selecionados, a tecnologia já explicada nesse site, da utilização de “stents”, que são pequenas endopróteses de titânio, que, quando revestidas por uma prótese, podem ser colocados por catéteres por via femural, evitando grandes cirurgias.

Mas, lembramos que, o diagnóstico precoce é sempre o melhor, pois podemos tratar os aneurismas com procedimentos menores e muitas vezes sem grades cirurgias.

Atualizado a:

você pode gostar também