Obstipação ou prisão de ventre e a Medicina Chinesa
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obstipação, também conhecida por prisão de ventre, atinge cerca de 20 por cento da população mundial e prevê-se que, no futuro, 80 por cento venha a sofrer deste problema. Em Portugal, os últimos estudos apontam para cerca de 2 milhões de pessoas afetadas, sendo duas vezes mais comum em mulheres que em homens.
Clinicamente, a obstipação é uma situação aguda, em que o número de defecações é inferior a três vezes por semana e em que o sintoma principal é o desconforto e/ou dor no baixo-ventre.
Entre as principais causas da obstipação, destaca-se o “uso e abuso” de laxantes, os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, a medicação antidepressiva, o facto de se ignorar frequentemente a vontade de defecar, a falta de exercício físico, as lesões no intestino grosso, a má dieta alimentar (insuficiente em fibras insolúveis, minerais, vegetais, legumes e fruta), os hábitos tabágicos, a não ingestão de líquidos, a idade avançada e o stress.
A Medicina Chinesa é uma terapia holística que tem uma abordagem e um diagnóstico muito específicos e distintos da Medicina Convencional. A particularidade da Medicina Chinesa, que envolve a acupuntura, a fitoterapia, a dietética, o Tai Qi e a massagem Tuina é que, além de tratar as causas e sintomas das doenças é, também, muito eficaz a prevenir o seu aparecimento.
Os benefícios da acupuntura:
A acupuntura é uma prática milenar a que, todos os dias, dezenas de chineses recorrem para tratar diversas doenças, sinais e sintomas. Desde o alívio da dor, passando pela asma, sinusite e rinite, a acupuntura é uma prática médica que oferece respostas consistentes e duradouras.
No tratamento da obstipação é efetuado, em primeiro lugar, o diagnóstico segundo a Medicina Chinesa, em que adquire especial importância a dieta, outras patologias associadas, a idade, a profissão e a atividade física. Depois, dependendo do diagnóstico estabelecido, serão selecionados os pontos mais indicados para aquela pessoa. No entanto, não existe um protocolo padrão. Muito pelo contrário, “cada caso é um caso” e doenças idênticas utilizam protocolos de acupuntura distintos.
O tratamento da prisão de ventre visa ajudar a regular o trânsito intestinal, promover os normais movimentos do intestino (designados por movimentos peristálticos), de modo a conduzir a uma maior produção de líquidos orgânicos, a equilibrar todo o intestino e a ajudar a prevenir novos episódios de prisão de ventre.
As vantagens da massagem Tuina:
A massagem Tuina é uma massagem terapêutica que consegue travar, tratar e prevenir que determinadas doenças voltem a surgir. Normalmente utilizada em casos de dores e problemas musculares, a massagem Tuina também oferece uma resposta sólida e duradoura em quadros de obstipação. Nesta situação, costuma ser aplicada em conjunto com os tratamentos de acupuntura, conseguindo potenciar e promover os resultados obtidos.
São diversas as manobras que se executam de modo a promover o bom funcionamento intestinal. Destacam-se as manobras locais, que se efetuam no baixo-ventre envolvendo toda a zona abdominal, e que têm um bom efeito no restabelecimento dos movimentos intestinais.
O efeito do Tai Qi
O Tai Qi é uma ginástica energética cujo principal objetivo é estimular e equilibrar o organismo, fortalecendo músculos e tendões. Os seus movimentos suaves promovem o bom funcionamento dos músculos e tendões – sendo que existem movimentos específicos que permitem um maior relaxamento dos músculos abdominais e intestinais –, eliminam bloqueios de energia, promovem a circulação sanguínea e a produção e circulação de líquidos orgânicos, que são cruciais para facilitar a expulsão das fezes.
O que pode fazer a dietética chinesa?
A Dietética Chinesa, especializada nos alimentos e nas suas características, é responsável pelo aconselhamento dos produtos a evitar ou a preferir. No combate à obstipação, recomenda-se sempre o consumo de frutas (como o arando) e vegetais e legumes que sejam ricos em fibras insolúveis, pois aumentam o volume e a consistência das fezes, facilitando a sua expulsão. Existem, também, algumas plantas, como o Aloé Vera, a malva e a linhaça, que estimulam as contrações intestinais, ajudando a minimizar a prisão de ventre.
Atitudes preventivas da obstipação, prevenir a prisão de ventre:
– Beber, pelo menos, 1,5L de água ou chá por dia.Além de ajudar a regular o trânsito intestinal, torna as fezes mais moles, facilitando a sua expulsão.
– Fazer uma dieta rica em vegetais, legumes e frutas, evitando ingerir comida muito quente (pois, segundo a Medicina Chinesa, a comida quente promove calor no organismo, que é um dos motivos para a prisão de ventre), refrigerantes (com e sem gás) e fritos (que, tal como a comida quente, também geram calor no organismo).
– Fazer exercício físico numa base regular, ou seja, pelo menos três vezes por semana. O exercício físico, além de promover os movimentos intestinais, melhora o fluxo das fezes e a sua progressão ao longo do intestino.
– Evitar o stress, tentando antecipar situações potenciadoras de stress e ansiedade, procurando prepará-las com antecedência. Os estudos mais recentes indicam que o aumento da incidência da obstipação nos últimos anos se deve, em grande parte, ao stress. O stress, a ansiedade e os acontecimentos não programados comprometem o sistema nervoso que, quando em desarmonia e segundo a Medicina Chinesa, afeta todos os restantes órgãos e sistemas.
– Fazer tratamentos de Medicina Chinesa (com acupuntura, massagem Tuina e aconselhamento dietético de forma regular.
Atualizado a: