Perigos de emagrecer em pouco tempo
A chegada do Verão, tida como a época de emagrecer por excelência, vem acompanhada da publicidade massíva a produtos de emagrecimento e todo o tipo de “complementos” alimentares que dizem ajudar a perder peso em poucos dias sem grande esforço. Por vezes esta mensagem até poderá nem ser errada, mas a verdade é que por muito exacta que seja oculta um dado fundamental: emagrecer num curto espaço de tempo pode acarretar graves problemas de saúde.
De acordo com estudos de várias entidades independentes existe um risco eminente de se contraírem doenças do foro cardíaco e vascular na sequência de uma perda brusca de peso. Essa propensão é tanto mais elevada quanto maior for a distância da redução ideal de um quilo por semana, sobretudo nos casos em que para tal objectivo ser atingido há lugar a uma alteração súbita e radical dos hábitos de vida.
A escolha de uma dieta rica em proteínas está entre as mais prejudiciais – se realizada sem a ajuda de um especialista – dado que os desequilíbrios potenciados pelo consumo excessivo deste macro nutriente fundamental são extremamente prejudicais, em especial para o coração e o sistema vascular no seu todo, bem como uma série de outros órgãos que desempenham uma função crucial para o bom funcionamento do organismo.
O declínio acentuado dos níveis de certos minerais importantes para o corpo humano é igualmente um risco que se corre ao enveredar por uma dieta rápida, nomeadamente a presença deficitária de sódio e potássio, substâncias cuja proeminência no organismo não deve sofrer grandes alterações sob pena da afectação directa de tarefas primárias vitais do nosso corpo.
Para que não ceda à maliciosa tentação de aderir às perdas de peso imediatas do Verão, a melhor atitude a tomar é consultar o seu médico de família. Este estará em posição de lhe dizer se necessitará de fazer uma dieta ou não, indicando-lhe qual o regime a seguir se a situação em que se encontra assim o requerer. Por isso, esqueça os produtos que anunciam resultados fantásticos em poucos dias, pois estes podem causar-lhe problemas de saúde graves e desiludi-la profundamente quando perceber que os resultados não aparecem, ou se aparecem o mais certo é que pouco depois a situação se agrave ainda mais do que estava antes de os começar a usar. Sempre que possível evite-os, ou melhor, ignore-os.
Atualizado a: