Quais as causas de rouquidão?

Existem diversas causas para a rouquidão.

A laringite aguda é a mais comum, é uma inflamação da laringe causada por um resfriado, gripe ou irritação por um uso excessivo e  inadequado da voz.

Rouquidão: Causas e Tratamento

Rouquidão é o termo que em geral, descreve as alterações da voz.

Quando uma pessoa fica rouca, a voz costuma ficar soprosa, fraca, mais grave ou mais aguda.

Estas mudanças sonoras estão relacionadas às pregas vocais e laringe.

A laringe é localizada no pescoço é a ¨caixa da voz¨. Quando respiramos as pregas vocais ficam abertas, para a passagem do ar.Já quando falamos, elas permanecem juntas, fazendo com que o fluxo de ar que sai dos pulmões vibre-as produzindo som.

O hábito alterado pode formar nódulos(calos) ou pólipos. Os nódulos vocais são comuns em crianças e adultos que abusam de sua voz no trabalho e nas brincadeiras.

Fumar é outra causa de rouquidão e a principal de cancro (câncer) na garganta.

De modo geral, é aconselhável procurar um otorrinolaringologista se a rouquidão durar mais de 2 semanas, se ela estiver associada à dor não proveniente de uma gripe ou resfriado, pela perda total de voz por alguns dias ou qualquer rouquidão em pessoas fumadoras (fumantes).

Após uma conversa detalhada sobre sua saúde geral e sua voz, o otorrinolaringologista fará o exame da laringe e se necessário o encaminhamento para o fonoaudiólogo.

O tratamento fonoaudiológico, enfocará a adequação da respiração, técnicas específicas de voz e relaxamento corporal, através da conscientização sobre o abuso vocal e exercícios. Muitas vezes a cura da disfonia pode estar além da fonoterapia, necessitando assim que este trabalho seja realizado paralelamente a um psicólogo, que então irá orienta-lo a como agir frente à questão.

Cabe aqui ressaltar que o trabalho em equipe( médico, fonoaudiólogo e psicólogo) beneficiará o paciente, que será melhor acompanhado, agilizando o processo de cura.

 

causas de rouquidão

Resumidamente estas são as causas mais comuns de rouquidão:

Cansaço – Falar ou cantar em tom elevado ou durante muito tempo pode causar numa laringite, ficando as cordas vocais inflamadas ou irritadas, acarretando geralmente uma rouquidão. O excesso frequente do uso das cordas vocais pode provocar chagas (úlceras de contacto) ou a aparição de nódulos nas cordas vocais, o que provoca a rouquidão.

Doença – Uma simples gripe ou outras doenças do trato respiratório podem provocar uma laringite e ser uma causa de rouquidão.

Pólipos – O excesso do uso das cordas vocais pode provocar pólipos. Os pólipos – pequenas excrescências na membrana da mucosa – podem interferir com o movimento normal das cordas vocais, provocando rouquidão.

Tabaco – Fumar pode provocar uma inflamação crónica das cordas vocais. Pode igualmente levar à formação de nódulos cancerígenos. Um fumador com rouquidão permanente deverá sempre consultar o médico.

Acidez (refluxo esofágico) – Regurgitações frequentes dos sucos estomacais para o esófago ou para a garganta podem provocar úlceras de contacto nas cordas vocais e podem causar rouquidão.

Idade – À medida que a pessoa vai envelhecendo, as cordas vocais vão perdendo tensão, isso ocorre em maior ou menor grau, variando de pessoa para pessoa. Com uma menor tensão, as cordas deixam de funcionar como normalmente e alteram a voz, causando rouquidão.

Paralisia vocal – Ferimentos ou pressões sobre os nervos dos músculos que fazem mover as cordas vocais, podendo levar a uma paralisia vocal.

Fonte: Juliana Ruivo Fonoaudióloga

Atualizado a:

você pode gostar também