Remédio para aliviar os sintomas de refluxo.

Sabe o que tomar para aliviar os sintomas de refluxo na garganta?

O refluxo gástrico é uma condição bastante comum que, na maioria das vezes, não é sintoma de grandes problemas, quando ocorre de forma isolada. Mas se a frequência de ocorrência for alta, deverá procurar ajuda médica para descobrir o problema que dá origem ao refluxo.

Na maioria dos casos o refluxo não é um problema grave, contudo é muito desconfortável. O refluxo surge quando ocorre um retorno do conteúdo estomacal para o esôfago, podendo muitas vezes chegar à garganta e causar ardor ou mesmo dor. Com o tempo, as mucosas podem sofrer agressões devido à acidez do suco gástrico que sobe pelo isófago.

O refluxo pode ser sintoma de algum problema de saúde, mas existem alguns fatores de risco para o seu aparecimento, os principais são:

  • Excesso de peso,
  • Tabagismo,
  • Consumo exagerado de álcool,
  • Presença de hérnia no sistema digestivo,
  • Gravidez,
  • Má alimentação
  • Stresse

Os principais sintomas são:

  • Pirose: sensação de queimação no peito e irradiando para a garganta;
  • Regurgitação: retorno de alimentos ou líquidos ácidos para a boca.

Importa salientar que o Consenso Brasileiro da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) considera como portador de refluxo o paciente que manifeste um desses sintomas, no mínimo, duas vezes por semana durante 4 semanas.

O que fazer para aliviar o refluxo?

Para aliviar o mal estar causado pelo refluxo, deve sempre que possível evitar alimentos gordurosos ou que tenham cafeína, álcool, pimenta, menta e hortelã, além de não consumir bebidas com gás (como por exemplo refrigerantes).

Como complemento à melhora da alimentação e para um efeito mais rápido do alivio, poderá recorrer a remédios antiácidos, visto que o seu efeito neutraliza a acidez estomacal, reduzindo a sensação de ardor ou queimação.

Os mais remédios mais utilizados são os que contêm hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e carbonato de cálcio na sua composição.

Outros medicamentos (Eno, Estomazil, Engov) que aliviam e combatem os sintomas  também pode ser utilizados.

Contudo, convém salientar que tal como acontece com outros medicamentos, estes medicamentos podem provocar o “efeito rebote”, ou seja, podem fazer com que haja uma piora posterior dos sintomas após passar o efeito do remédio. Isto porque, a sua utilização frequente pode provocar o aumento da acidez estomacal, o que por agravar os sintomas.

Existem outros tipos de medicação para aliviar e combater os sintomas.

No intuito de evitar o efeito rebote, assim como outras complicações, procure evitar a automedicação. Regra geral, convém sempre consultar um médico ou farmacêutico antes de ingerir qualquer medicamento.

remédio para refluxo

Qual é o melhor remédio para o refluxo na garganta?

O refluxo na garganta apresenta sintomas como rouquidão, mau hálito, dor nessa região e tosse seca.

Existem três tipos de remédios indicados para refluxo:

  • Antiácidos: neutralizam os ácidos produzidos no estômago;
  • Antagonistas de receptor de H2: bloqueiam a recepção de histamina, o que impede a liberação de ácido clorídrico (estomacal). Isso reduz a irritação do estômago;
  • Inibidores da bomba de prótons: suprimem a produção de ácido gástrico.

A grande maioria dos remédios é em comprimido que deve ser engolido inteiro, ou seja, sem mastigar ou quebrar. Quanto aos que são pastilhas antiácidas, a maioria deve ser mastigada ou dissolvida na boca.

Existem também opções em gotas (geralmente ministrada para as crianças) e injetável (que deve ser aplicado com um profissional da saúde).

Os remédios mais indicados para o refluxo são:

Omeprazol

O Omeprazol é um medicamento muito popular na comunidade, é indicado para o tratar úlceras pépticas benignas, hiperacidez gástrica e prevenção do retorno dessas condições.

É vendido em comprimidos, sendo considerado um agente inibidor da bomba de prótons.

A dosagem a ter tomada varia consoante a orientação médica, sendo indicado pelo laboratório que a sua toma  o seja feita de manhã em jejum.

Ranitidina

A Ranitidina é outro medicamento muito utilizado como remédio para o refluxo. Ele é vendido em comprimidos, sendo indicado sobretudo para para tratar úlceras no estômago ou duodeno e tratamento de problemas relacionados ao refluxo.

Este fármaco designado como ranitidina tem a capacidade de reduzir a quantidade de ácido que é produzida no estômago, reduzindo assim a irritação e os sintomas decorrentes do refluxo.

Forma de tomar: O comprimido deve ser ingerido inteiro, com água, via oral. A dosagem mais adequada deve ser orientada por um médico, contudo, geralmente o medicamento pode ser tomado uma vez ao dia, de preferencia à noite, ou de 8 em 8 horas, conforme a necessidade.

Dexilant

Mais um medicamento muito usado para o refluxo é o Dexilant em comprimido. Este é indicado para adultos. Serve para combater a azia, o ardor (queimação) e a amargura ou sabor azedo causado pelo refluxo.

Dexilant, segundo o laboratório, é indicado por reduzir a acidez no estômago. A posologia depende do histórico médico do paciente, assim como de acordo com a gravidade de cada caso.

Pacientes que sofram ou tenham sofrido de problemas no fígado, osteoporose, gestantes e lactantes não podem tomar este medicamento, que faz parte da categoria dos inibidores da bomba de prótons.

Bromoprida

O remédio Bromoprida é também utilizado para aliviar o refluxo, é um medicamento que pode ser encontrado em várias formas: comprimidos, injeções e gotas.

No que respeita à posologia de cada apresentação, esta pode ser prescrita por um médico conforme a necessidade mais indicada a cada paciente.

Devem prestar especial atenção, que as pessoas com epilepsia e bebês com menos de 1 ano não podem ingerir Bromoprida, que por ser um antagonista de receptor de D2 (dopamina), é indicado para combater o refluxo.

Lansoprazol

O Lansoprazol ajuda muito no alívio do ardor causado pelo refluxo, sobretudo quando este já dura várias horas. Trata-se de um fármaco indicado para auxiliar a cicatrização das feridas no sistema digestivo, sobretudo no isófago e até na garganta, que são geralmente causadas pelo ácido da regurgitação.

O Lansoprazol geralmente demora cerca de 2 horas para atuar, tendo um efeito que dura cerca de 24 horas, visto ser um inibidores da bomba de prótons, tem a função de proporcionar a diminuição prolongada da acidez no estômago.

Pessoas que consumam bebidas alcoólicas e/ou pessoas com problemas no fígado devem consultar o seu médico para informar esses fatos antes de tomar Lansoprazol.

Luftagastropro

Mais um medicamento usado para o refluxo é o Luftagastropo que se encontra dentro do grupo de fármacos com efeito antiácido que impede o refluxo durante aproximadamente 4 horas, aliviando os sintomas do refluxo.

O Luftagastropo após ingerido, vai formar um gel no estômago, começando a fazer efeito após pouco mais de 15 segundos após a ingestão.

Importa salientar que, crianças (com menos de 12 anos) e pessoas com problemas renais não podem tomar Luftagastropo a não ser que seja feito por indicação médica.

Magnésia bisurada

Para aliviar o ardor, a azia e a dor causada pelo refluxo, também pode ser usado o medicamento Magnésia bisurada. Mas atenção que as crianças e as pessoas com problemas renais e de cálcio apenas podem tomar Magnésia bisurada sob orientação médica.

O medicamento Magnésia bisurada é vendido em pastilhas (que devem ser mastigadas ou dissolvidas) e não precisa ser ingerido com água.

Deve ter o cuidado de consumir, no máximo, 10 pastilhas por dia com intervalos mínimos de 1 hora entre cada pastilha. Se o medicamento não resultar, não aumente a dose, é melhor que consulte um médico ou mude de medicamento.

Droxaíne

Mais um fármaco usado contra o refluxo é o Droxaíne, que contém substâncias neutralizantes para os ácidos formados pelo estômago. Servindo assim para combater os sintomas do refluxo (dor, queimação e azia).

Este medicamento ajuda a reduzir a dor devido à presença de uma substância anestésica na sua composição.

Droxaíne é um medicamento designado de antiácido que não pode ser administrado a crianças, gestantes, lactantes, pessoas com complicações renais ou suspeitas de apendicite, salvo se for sob indicação e vigilância médica.

Os Bebés podem tomar remédios para refluxo?

Os refluxos gástricos nos bebés são um problema bastante comuns, contudo, é importante salientar que a maioria dos medicamentos para combater o refluxo e os seus sintomas tem restrições de idade, não sendo indicados para recém-nascidos nem para bebés com menos de 12 meses. Assim sendo, é muito importante que em caso de dúvida, consulte o pediatra, que poderá avaliar o caso e receitar o melhor remédio para o tratamento. 

Geralmente o refluxo em bebés e sobretudo em recém-nascidos, deve-se a que o sistema digestivo deles ainda se está a habituar a digerir o leite e pode causar variações digestivas.  Por esse motivo não deve ser motivo de alarme, caso ocorra após a amamentação ou apenas em situações pontuais.

Contudo, se for frequente, prolongando-se após a amamentação, ou for acompanhado de outros sintomas como regurgitação, irritação, choro e recusa em mamar, deve consultar o pediatra para encontrar uma solução, visto que essa condição pode prejudicar a alimentação e consequentemente o desenvolvimento do bebé.

O ideal é tentar evitar o refluxo antes que este ocorra. Por esse motivo, deve evitar balançar o bebé durante a amamentação, tente fazer arrotar depois de mamar e procure deitar de barriga para cima.

aliviar os sintomas de refluxo

Remédios caseiros para refluxo:

Apesar de não terem a sua eficiência comprovada pela medicina moderna, alguns remédios caseiros (como chás e sucos) podem ajudar a melhorar os sintomas. Existem diversos ingredientes muito vulgares, como por exemplo o limão e o gengibre, que podem ser utilizados para combater o refluxo ajudando a aliviar os sintomas.

Chá de camomila

Um dos remédios caseiros usados por muitas pessoas é o chá de camomila. Ela ajuda a acalmar o estômago e a controlar a digestão naturalmente. Deve tomar entre 2 e 3 xícaras de chá de camomila por dia, não convém abusar.

Gengibre

O gengibre é um tubérculo também muito usado para aliviar o refluxo, as raízes desta planta acelera a digestão fazendo com que a comida fique menos tempo no estômago. É por esse motivo consumido com frequência por pessoas que sofrem problemas de refluxo.

Na época de calor, pode colocar algumas lascas de raiz de gengibre dentro de uma garrafa com água e consumir essa bebida durante o dia. Por outro lado, nos dias de pouco calor, quando já não apetece tanto beber coisas frescas, pode fazer chá com a raiz ou também acrescentá-la em pratos quentes.

Limão

Tal como gengibre, também o limão pode ser usado de diversas formas para acalmar o refluxo. Sumos, temperos e preparação de diversos pratos podem incluir o limão.

Algumas pessoas consomem o limão para auxiliar na produção e também na regulação do suco gástrico, contudo nem sempre funciona. Há casos em que a sua acidez aumenta a irritação nas zonas que já foram agredidas pelo refluxo e causa mais dor e mal estar.

Por esse motivo, o melhor a fazer é perceber se os sintomas tendem a piorar com o consumo do limão. Caso não piorem, poderá consumir limão para auxiliar no controlo da acidez do estômago.

Maçã

Outra fruta que pode ajudar a neutralizar os ácidos do estômago é a maçã. Geralmente na maioria das pessoas a maçã ajuda a diminuir o desconforto estomacal causado pelo refluxo, ajudando a aliviar os sintomas.

O ideal é ingerir 1 a 2 unidades todos os dias, preferentemente após as refeições mais pesadas (que por norma costumam ser o almoço e o jantar).

Aloe Vera (babosa)

Um dos remédios naturais ou caseiros mais utilizados para aliviar o refluxo é a Aloe Vera, esta planta ajuda muito a melhorar a flora intestinal e serve como auxiliadora na desintoxicação e na circulação do sangue.

A seiva de Aloe Vera contém vitaminas (B e C), ferro, cobre, cálcio, potássio e manganês (magnésio) que ajduam a aliviar a dor, ardor e queimação causadas pelo refluxo. Assim sendo é boa ideia incluir o consumo desta planta no seu dia a dia para ajudar a combater o refluxo de forma natural.

Recomendamos que leia também:

Refluxo Ácido

O que é a Dispepsia funcional – Dores no estômago sem causa aparente

Azia, o que é, quais as causas e como prevenir

Úlceras: dor no estômago que incomoda


Em suma: O refluxo é um problema de saúde que pode surgir por diversos motivos, contudo cuidar da sua alimentação e alterar os hábitos comportamentais errados como o tabagismo e sedentarismo, por exemplo, são medidas que ajudam a evitar e a combater o refluxo.

Sempre evite a automedicação. Antes de consumir qualquer fármaco, consulte um profissional de saúde para obter aconselhamento. 

Atualizado a:

você pode gostar também