Como fazer uma amamentação correcta, conselhos, tempos e melhores posições para amamentar.
O processo de amamentação é muito importante para a saúde do bebé, para o crescimento e para a sua perfeita evolução. Torna-se por isso importante ter conhecimento de como se procede a uma correta amamentação dos nossos bebés. Veja algumas informações e conselhos importantes, mencionados por especialistas.
Tempo de cada toma de amamentação:
É aconselhável que o bebé mame entre 10 e 15 minutos de cada peito (não mais de 30 minutos no total). Em cada toma, o bebé deve alimentar-se de ambos os peitos, e alternar a ordem na próxima toma (ou seja, devemos recordar qual foi o último peito que lhe oferecemos, para começar com esse na próxima toma).
Devido ao facto de ter menos fome, é normal que o bebé sugue menos tempo do segundo peito, de modo que não chega a esvaziar completamente a glândula mamária.
Depois de uma toma completa de ambos os peitos, podemos estar seguros de que terá extraído aproximadamente 80 por cento do leite.
Posicionamento para uma correta amamentação:
É indispensável que a mãe se sinta cómoda e relaxada. Para evitar contraturas musculares, convém sentar-se num cadeirão ou numa cadeira que mantenha a coluna direita.
Às vezes pode ser útil colocar almofadas nas costas e no colo, para elevar o bebé e aproximá-lo do peito.
Existem diferentes posições para amamentar, de maneira que cada mamã e o seu bebé podem escolher a que mais gostam.
No entanto, é recomendável alternar as posturas, para permitir o esvaziamento dos diferentes setores da mama.
É fundamental assegurar que a boca do bebé se encontra na posição correta em relação ao peito materno: deve abarcar não só o mamilo mas também a auréola. Assim, poderá exercer pressão com as gengivas e usar a língua para extrair o leite do peito.
Conselhos práticos sobre a amamentação!
– Durante o último trimestre, convém não utilizar sabão para lavar os peitos. Os mamilos encontram-se rodeados de glândulas que segregam substâncias que os mantêm limpos e lubrificados.
– Para os mamilos mais sensíveis, torna-se muito benéfico apanhar Sol diretamente sobre os peitos, mas sempre com a devida proteção solar e evitando as horas do meio-dia.
– Recomenda-se usar um bom soutien, tanto para apoiar os peitos (não esqueçamos que o seu tamanho aumentou) como para evitar o roçar dos mamilos com a roupa. O soutien deve suster, mas sem apertar.
Posições para Amamentar:
Sentada: é a mais comum. A mamã encontra-se sentada, com as costas bem apoiadas num encosto de um cadeirão, cadeira ou cama, e o bebé coloca-se “barriga contra barriga” da sua mamã.
Recostada ou em “bola de rugby”: permite esvaziar o quadrante inferior da mamã. O bebé coloca-se com a cabeça em frente à mama, o corpo fica debaixo do braço da sua mamã, e as pernas para trás.
Deitada: a mamã e o bebé ficam deitados de lado e frente a frente na cama. Esta posição é ideal
Atualizado a: