O essencial para o Bebé
Há coisa que são essenciais para o bebé que está a chegar e as futuras mães não devem esquecer.
Vamos dar aqui algumas sugestões de coisas essenciais para o bebé. Pode precisar de algum tempo para reunir tudo o que o bebé irá precisar nas primeiras semanas ou até meses.
Os bebés crescem muito depressa, pelo que pode poupar algum dinheiro com roupas emprestadas ou em segunda mão.
Roupa para sair
Dependendo da estação e clima do lugar onde vive vai precisar de roupa de sair para o bebé.
Os gorros são essenciais nos primeiros dias, mas opte por algo leve para não aquecer demasiado o bebé.
Bodies
Compre pelo menos meia dúzia de bodies de algodão de cruzar ou com decote tipo envelope.
Quando faz calor são ideais para dormir Umas luvas e umas meias também são úteis.
Roupa de dormir
Deve ser de algodão para evitar um aquecimento excessivo. Use vários cobertores ou um saco-cama de vestir que o bebé não possa tirar.
Prefira babygrows com molas – pode ter de mudar o bebé à noite.
Fraldário
Vai precisar de um colchão de muda, toalhetes ou uma bacia com água quente, uma toalhinha, creme para assaduras, muitas fraldas e um lugar para as usadas .
Banho à gato
Precisa de duas bacias e de toalhinhas fervidas.
Lembre-se de usar uma bacia e uma toalhinha apenas para o rosto e outras para o corpo.
Banho
Arranje uma banheira que seja resistente e fácil de transportar.
Um termómetro é útil para verificar a temperatura e vai precisar de champô suave para bebé e uma toalha com capuz.
Soutien de amamentação
Compre três tamanhos confortáveis, pois serão necessários mal o bebé nasça.
Opte pelos de abertura fácil – de preferência com uma mão.
Amamentação
Para amamentar compre protectores de mamilo, para evitar as fugas e manter os seios mais confortáveis, e ainda um creme de lanolina ou à base de camomila para os mamilos.
Biberão
Se não planeia amamentar, compre biberões, tetinas, um esterilizador e uma escova para os lavar. Se pretende usar o seu leite no biberão, para além deste material também precisa de uma bomba.
Escolher as as fraldas:
Pode optar entre fraldas descartáveis ou reutilizáveis e ambas têm prós e contras. Convém lembrar-se de que, independentemente do que escolher, o bebé irá precisar de 6 a 10 fraldas por dia. Não compre muitas do mesmo tamanho. Os recém-nascidos crescem depressa. Pode optar entre fraldas descartáveis ou reutilizáveis e ambas têm prós e contras.
Que fraldas?
Embora as descartáveis sejam convenientes, as reutilizáveis estão a tornar-se cada vez mais populares. Escolha as que achar melhor, mas talvez prefira usar as reutilizáveis durante o dia e as descartáveis, mais absorventes, à noite.
Fraldas reutilizáveis:
Já não são necessários alfinetes e quadrados de pano. Agora pode optar pelas fraldas com fecho de velcro mais fáceis de lavar.
Prós:
O bebé irá usar fibras suaves e naturais. Apesar do investimento inicial, são mais económicas a longo prazo. Produzem menos desperdícios e são fabricadas com menos materiais.
Contras:
A sua lavagem produz água suja e usa agentes de limpeza e químicos. A lavagem pode ser morosa. As mudas serão mais frequentes, pois as reutilizáveis tendem a ser menos absorventes. Podem levar muito tempo a secar naturalmente, ou pode ter de investir numa máquina de secar. Precisa de acessórios, como linguetas e capas plásticas. Quando sair terá de andar com fraldas sujas de urina ou fezes.
Fraldas descartáveis:
Muitas são biodegradáveis, feitas com produtos naturais e livres de químicos, mas leia os rótulos atentamente.
Prós:
São muito mais convenientes e não requerem acessórios adicionais. São necessárias menos mudas, por serem superabsorventes e causarem menos assaduras. Assentam melhor, reduzindo as fugas.
Contras:
São mais caras. Produzem elevados níveis de desperdícios. Devem ser descartadas devidamente. Podem conter químicos artesanais.
Atualizado a: