Uma nova vida para a mamã!

Agora será capaz de tratar dele, dar-lhe banho, alimentá-lo, vesti-lo e adormecê-lo.

Os primeiros dias podem ser intimidantes, mas em breve entrará na rotina e começará a executar a tarefa parental com confiança.
Contacto com a pele
Ficou provado que há grandes benefícios no contacto da pele da mãe com a do bebé, bem como da pele do pai com a do bebé.
Pesquisa
Em 17 estudos efetuados verificou-se que o contacto da pele do bebé com a da mãe aumentou a taxa de sucesso da amamentação, bem como a duração, e ajudou a manter uma temperatura normal no bebé, a estabilizar o açúcar no sangue, a reduzir o choro e a melhorar o processo de criação de laços.
Um estudo concluiu que os bebés prematuros que estiveram em contacto com a pele da mãe tiveram um maior crescimento da cabeça do que os bebés em que as mães pegavam ao colo de forma tradicional. Além disso, crê-se que a saúde física e emocional da mãe é afetada positivamente com o contacto pele com pele.

Incentivar a amamentação

Se o recém-nascido não foi colocado diretamente no seu peito após o nascimento, dispa-o e tente a sua primeira amamentação “nua”.
Aprender a amamentar
Os bebés não nascem a saber mamar, embora tenham um “reflexo de sucção”. A maioria dos bebés vira instintivamente a cabeça logo após o nascimento. Colocar o bebé no peito, com a sua pele contra a dele, estimulará este reflexo, e ele moverá a cabeça e abrirá a boca em busca de comida.
Mudar as fraldas
Muitos bebés não gostam que lhes mudem as fraldas, talvez por perderem temporariamente o contacto com a mãe ou o pai e também por sentirem frio e desconforto. Organize um fraldário com antecedência, para tornar as coisas mais eficientes e confortáveis.
Vestir o bebé
Nos primeiros dias, o bebé não irá precisar de muita roupa. Ele sentir-se-á bastante confortável num fato inteiro com molas, que lhe permitirão aceder facilmente às fraldas.
Coloque-o numa superfície firme e vista-lhe o babygrow. Primeiro vista-lhe as pernas e depois faça deslizar os braços pelas mangas.
Apoie a cabeça
Os músculos do pescoço o bebé só estarão completamente desenvolvidos após vários meses. Por isso, ao pegar-lhe nele coloque-lhe sempre uma mão ou braço atrás da cabeça e apoie-lhe o corpo.
Envolvimento do pai
É uma ótima ideia partilhar os cuidados do bebé desde o início. Isso não só dará aos pais a oportunidade de relaxar e de descansar, como o bebé se acostumará a que os dois o deitem.
Isto pode ser uma grande ajuda a meio da noite. É natural dar-lhe de mamar quando ele chora, mas em alguns casos ele só quer que lhe peguem ou o adormeçam.

Atualizado a:

você pode gostar também