A vida nem sempre é o que queremos! A decepção e a frustração fazem parte da vida das crianças e desempenham um papel importante no seu desenvolvimento. As frustrações, por mais pequeninas que sejam, constituem situações onde a criança aprende a criar parâmetros internos para lidar com situações de negação, conflito, e perdas. Cada situação de frustração permite que a criança encontre uma saida para o seu desconforto.
Algumas das situações mais frustrantes, para as crianças, estão ligadas aos resultados escolares decepcionantes mas, também existem outras situações geradoras de frustração para as crianças, como sejam perder um jogo. Significa então que deve deixar o seu filho ganhar sempre que jogam? Não!! Não é por ser pequeno que deverá deixar o seu filho ganhar para que não se sinta triste. Do mesmo modo, ele não deverá ter tudo o que quer quando quer: saber esperar é uma aprendizagem de ouro para vida.
Não ceda a manipulações: mesmo que o seu filho chore, recuse alimentar-se, faça birras, etc., não ceda. A criança vai vivenciar situações similares ao longo da sua vida e, por isso, é importante que aprenda a lidar com as decepções para que não se torne incapaz de pereceber o outro.
Ao ensinar o seu filho a lidar com a frustração estará, também, a ajudá~lo a planear e desenhar projectos pessoais ou profissionais no futuro, a trabalhar em grupo, e a saber ouvir um não sem desesperar.
Não facilite o jogo: Deixar o seu filho ganhar por ganhar fará com que interiorize que pode ganhar sempre, seja qual for a situação. Se o seu filho perder, esclareça que percebe que ele se sente zangado e triste por ter perdido, mas sublinhe que não ganhamos em todas as situações da vida, e que ganhar depende de vários factores, com estratégia, esforço, persistência, e até sorte.
Permita que a criança experimente a sensação de derrota: num primeiro momento a sensação de derrota será péssima e frustrante. Deixe que a criança a experiencie, mas assegure-lhe que é uma situação transitória e que terá oportunidade de jogar novamente.
Não permita que o seu filho mude as regras do jogo: As crianças com dificuldade de perder tendem a manipular tanto os adultos como outras crianças, procurando vantagem ao, por exemplo, mudar as regras do jogo. Não permita que tal aconteça, e explique à criança a importância de ganhar com justiça e mérito próprio.
Também devo ensinar o meu filho a ganhar? Sim. Mostre ao seu filho como deve comportar se quando ganha, não devendo gozar com o adversário ou colocá-lo em situações constrangedoras. Sublinhe que não deve desvalorizar o outro.