Sofrologia, a arte de viver em harmonia
Sofrologia, sabe o que é?
Levar o ser humano a desenvolver uma atitude de serenidade e a aproveitar o que de bom a vida lhe oferece, é a base da sofrologia. Uma disciplina que nasceu entre a classe médica mas que pode ser aplicada em qualquer área da nossa vida.
Por acaso, associa esta palavra a sofrimento ou dor? Então, saiba que não pode estar mais enganado! Sofrologia significa exatamente o oposto. É um método de relaxamento que convida ao bem-estar e apela à capacidade de vivenciar a harmonia que existe naturalmente no ser humano e de transportá-la para o quotidiano, permitindo uma melhoria na qualidade de vida.
A palavra sofrologia tem na sua origem três termos gregos que significam harmonia (sos), consciência (phren) e conhecimento (logos) – isto é, o estudo da consciência em harmonia – e surge no oposto da esquizofrenia, que representa a consciência humana em sofrimento.
Criada pelo neuropsiquiatra Alfonso Caycedo em 1960, a sofrologia é uma ciência médica que investiga como estimular as forças responsáveis pela harmonia biológica do ser humano através da consciência. “É um meio de autoconhecimento que ajuda cada pessoa a conquistar os valores positivos existenciais do ser”, explica Ana Viegas Cruz, co-diretora da Escola de Sofrologia Caycediana de Santarém.
Nascida no seio da psiquiatria moderna, a sofrologia inspirou-se em ciências e métodos ocidentais (hipnose clínica, psicologia, técnicas de relaxamento, fenomenologia existencial), bem como orientais (yoga e meditação). Pode ser praticada quer individualmente quer em pequenos grupos, mas sempre sob a orientação de um sofrólogo devidamente qualificado (profissional que pratica sofrologia).
Nas sessões do método sofrológico são utilizadas “uma série de técnicas de relaxamento dinâmico e estático, exercícios respiratórios, movimentos físicos e estratégias de orientação positiva do pensamento que ampliam o campo da consciência, em particular, no que diz respeito à perceção corporal e ao fortalecimento da relação corpo-espírito”, revela a sofróloga.
Pode parecer complexo, mas não é. Na verdade, os seus objetivos são tão simples como os seus princípios e as suas técnicas. A Sofrologia Caycediana – método desenvolvido por Alfonso Caycedo – procura dotar-nos de ferramentas que permitem, a qualquer momento e em qualquer lugar, resolver todo o tipo de ansiedade e ensinar-nos formas eficazes de fazer face ao stress do dia-a-dia, dando-nos um maior autocontrolo e uma maior confiança em nós próprios.
O estado de relaxamento que alcançamos através da prática de sofrologia permite que fiquemos mais próximos do nosso consciente e estejamos mais recetivos à mudança, tomando consciência das capacidades que temos em nós próprios, nas nossas sensações, sentimentos e pensamentos. Através da sofrologia somos capazes de compreender o nosso sistema de pensamento e modificá-lo com o intuito de tornar a nossa existência cada vez mais positiva.
Conquista de uma nova forma de estar no mundo
A sofrologia é uma metodologia que necessita de ser “vivida”. É pela sua prática e treino que se adquire gradualmente um reconhecimento muito maior da nossa corporalidade e o acesso ao conhecimento da nossa riqueza interior, dos nossos recursos e talentos, bem como de uma melhor qualidade de vida.
E é por esse motivo que se recomenda a prática diária desta disciplina, que deve ser integrada no nosso quotidiano de uma forma simples e adaptada à realidade de cada um. Pode ser praticada com a pessoa sentada ou de pé, com os olhos abertos ou, de preferência, fechados e com vestuário normal. Quanto à duração das sessões, Ana Viegas Cruz diz-nos que “uma sessão individual com um sofrólogo pode variar entre 60 e 90 minutos, enquanto uma sessão de grupo pode durar entre 1 a 2 horas.”
Em que consistem as sessões?
Na primeira sessão individual, o sofrólogo explica os conceitos de base da sofrologia e toma conhecimento do nível de stress e do estado emocional da pessoa que o procura. Estabelecem-se os objetivos das sessões e habitualmente é usada uma primeira técnica como, por exemplo, a respiração diafragmática ou a Sofronização de Base. “Esta é uma técnica de relaxamento que nos permite concentrar a atenção no nosso corpo e, deste modo, tomar consciência do nosso mundo interior”.
Muitas vezes, à medida que se vai conhecendo as técnicas desta disciplina, constatamos que quase as aplicamos de forma intuitiva, mas sem tirar delas todos os benefícios que proporcionam. Quais são eles? Antes de mais, “a prática da Sofrologia Caycediana vai ajudar-nos a desenvolver as nossas defesas e a reagir de uma maneira diferente, mais equilibrada e serena, perante as agressões e, assim, reduzir o seu impacto negativo sobre a nossa saúde física e psíquica”, assegura Ana Viegas Cruz.
A co-diretora da Escola de Sofrologia Caycediana de Santarém diz-nos também que “os exercícios realizados despertam sensações de vitalidade e o relaxamento das tensões. Permitem uma “somatização” positiva e são altamente benéficos no que diz respeito a normalizar o sono e resolver as insónias”.
A sofrologia reforça ainda, entre outras competências, a autoconfiança, a concentração, o valor intrínseco do indivíduo, a harmonia física e mental, uma visão criativa na forma de relacionar-se com o mundo, o otimismo face ao futuro e a tranquilidade dentro do presente.
Um complemento à medicina tradicional
A sofrologia destina-se a públicos de todas as idades e origens. É uma prática que se adapta tanto a crianças e adolescentes, como a pessoas de mais idade. E as suas aplicações são inúmeras. Pode, por exemplo, ser utilizada como método pedagógico, terapêutico – para ajudar a solucionar uma patologia identificada ou um problema específico – ou preventivo, fazendo-nos sentir ainda melhor na nossa vida.
Atualmente, muitos profissionais de saúde utilizam a sofrologia como terapia complementar aos tratamentos médicos “mas não os substitui”, alerta a co-diretora da Escola de Sofrologia de Santarém. Surpreendido? De facto, apesar de ainda não ser muito conhecida em Portugal, a sofrologia já conta com mais de meio século de existência e está perfeitamente disseminada em países europeus como França, Suíça, Bélgica, Itália e Espanha. É uma ciência autêntica, baseada em teorias e conceitos reconhecidos internacionalmente.
Esse é, por exemplo, o caso da Suíça, em que os médicos prescrevem a sofrologia como uma forma de tratamento para os seus doentes, tal como o fazem com os medicamentos. “Isso é possível, se já tiver sido estabelecido um diagnóstico específico por um clínico (médico, psicólogo, fisioterapeuta, etc.) e este último estimar que a sofrologia constitui um tratamento adequado para o distúrbio identificado [como por exemplo, depressão, estados ansiosos ou doenças crónicas]”, explica Ana Viegas Cruz.
Apesar de existirem centenas de sofrólogos formados em Portugal, esta disciplina ainda não é muito conhecida no nosso país. Atualmente, existem três escolas – em Santarém, Lisboa e Porto – que dão formação a quem quiser tornar-se profissional de sofrologia. Mas quem estiver interessado apenas na prática regular desta disciplina também o poderá fazer nos centros de sofrologia existentes em Santarém, Vila Real e Lisboa.
E se, depois da leitura deste texto, ainda restam dúvidas acerca do que é a sofrologia, lembre-se que não se trata de hipnose nem de psicanálise. Não é apenas mais uma técnica de relaxamento e nada tem a ver com sofrimento.
A sofrologia é um verdadeiro convite ao bem-estar e à harmonia. Está preparado para aceitá-lo?
Atualizado a: