Gravidez na Adolescência
Marcada por transformações e conhecimentos que irão perdurar por toda a vida, a adolescência é uma fase em que muitas garotas estão se descobrindo e descobrindo o seu papel na sociedade. Existem muitas mudanças na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes de cada uma.
E é nessa época que estão ocorrendo um alto índice de gravidez, o que nem sempre é algo saudável e planejado. Segundo os números do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2015 o número de partos entre jovens de 10 a 19 caiu 22,4%, porém, mesmo com a queda nos números, algumas meninas continuam a descuida-se um pouco e não tomam medidas para diminuir a incidência dos casos de gravidez na adolescência.
Uma coisa é certa, quando a gravidez acontece nessa fase da vida, pode acarretar em consequências que envolvem toda a família, pois nem sempre a adolescente está preparada para tamanha responsabilidade, o que pode acarretar em abandono da criança, abortos e expulsão de casa.
A gravidez precoce está relacionada, principalmente a relação familiar, que muitas apresentam o mesmo histórico dos pais, que é carente de informações sobre todos os aspectos, dentre eles o uso de métodos anticonceptivos, que são distribuídos gratuitamente. Em algumas situações as jovens até conhecem o risco, mas escondem dos pais a vida sexual ativa e não buscam informações sobre os métodos anticonceptivos.
É importante que haja o diálogo, a compreensão e o afeto nessas situações. O pré-natal também é importantíssimo para que mãe e filho possam ter saúde e maior bem-estar.
Atualizado a: