Bebés prematuros podem ser adultos mais ansiosos
Um estudo da Universidade de Warwick, na Inglaterra, revela que o peso com que nasce pode dizer mais sobre si e sobre a sua personalidade do que pensa.
De acordo com a investigação, os bebés que têm pouco peso ou os que nascem antes das 32 semanas de gestação têm mais tendência a ter uma personalidade “socialmente mais fechada” e ansiosa em adultos. Por exemplo, as pessoas que nasceram com 1,5 quilogramas têm maior probabilidade de serem neuróticas e introvertidas, além de poderem ter mais ter dificuldades nos seus relacionamentos e carreiras.
O estudo, publicado na revista Archives of Disease in Childhood, foi feito por investigadores da Universidade de Warwick que confirmaram a existência de uma ligação entre o nascimento prematuro e a ansiedade e timidez.
Para tal, os cientistas compararam a personalidade de 200 pessoas residentes na Baviera, na Alemanha, nascidas de forma prematura ou com pouco peso entre 1985 e 1986, com outras 197 pessoas que nasceram no tempo previsto, com um peso normal e na mesma maternidade.
Os adultos do primeiro grupo apresentaram mais características em termos de introversão e neuroticismo. Arriscavam menos, preocupavam-se facilmente, tinham dificuldades em socializar e não pensavam tanto nos outros, explica a investigação.
Os autores do estudo têm várias explicações para este fenómeno, que dizem poder ser resultado de alterações na sua estrutura cerebral devido ao facto de os seus cérebros não se desenvolverem da mesma forma por terem nascido prematuramente.
Fontes: The Guardian e Independent
Atualizado a: