Porque se enruga a pele quando estamos muito tempo dentro de água?

Lembra-se de quando era criança que brincava dentro de água e o(a) mandavam sair por já ter os dedos enrugados?

Pois na realidade os dedos enrugados são um processo completamente natural ao organismo, o que acontece é que as células à superfície da pele que estão envelhecidas (pois a pele está sempre a renovar-se) incham ao apanharem água e, assim, ficamos com os dedos enrugados.

O facto de só enrugarem as palmas das mãos e a planta dos pés está relacionado com a rigidez natural da pele, pois estas são zonas de contato constante com o exterior e como tal precisam também de maior quantidade de queratina, a substância que traz rigidez à nossa pele, unhas e cabelo.

Estudos científicos mostram também que a pele enrugada facilita a tarefa de agarrar objetos debaixo de água ou molhados, situação que seria particularmente frequente entre os nossos antepassados que apanhavam alimentos em lagos e rios.

porque se arruga a pele

 

De certa forma, é como pensar num pneu de um carro que tem mais aderência para estar em contato com a estrada de modo mais estável, a nossa pele enruga quando está molhada e adere melhor às superfícies que também estão molhadas.

Explicação do médico:

As células do corpo estão sempre em renovação, as mais superficiais vão envelhecendo e novas vão nascendo por baixo. Quando estamos dentro de água, o que acontece é que essas células superficiais na nossa pele já perderam o núcleo que tinham e como consequência absorvem maior quantidade de água ficando inchadas e afetando os vasos sanguíneos fazendo os dedos enrugar.

Portanto o enrugar dos nossos dedos, uma herança dos nossos antepassados, para além de útil para agarrar o pato amarelo dentro de água também significa um mais rápido renovar da nossa pele.

Agora já sabe porque se enruga a pele quando estamos muito tempo dentro de água!

Atualizado a:

você pode gostar também