Pastilha elástica para aliviar a dor
Foi criada uma pastilha elástica que ajuda a aliviar dores na boca em pacientes oncológicos. Mais uma solução para o desconforto provocado por aftas, problemas de deglutição ou secura da boca em consequência dos tratamentos da radio e quimioterapia.
A equipa de investigação do Centro Hospitalar Lisboa Norte e do iMed, da Universidade de Lisboa, liderada por Filipa Cosme Silva, desenvolveu uma pastilha dissolúvel na boca que contém anestésico e antifúngico, aliviando assim a dor em pacientes com mucosite oral – uma inflamação na boca, caracterizada por várias aftas e dor prolongada, que surge em doentes com cancro, devido a tratamentos de radioterapia e quimioterapia, e em pacientes com problemas do aparelho digestivo.
A pastilha tem como objetivo substituir a solução líquida que atualmente se administra nos hospitais aos pacientes que sentem dificuldades em bochechar devido à dor das aftas. “O objetivo é dar a maior comodidade possível ao paciente”, refere Filipa Cosme Silva.
A pastilha elástica pode dissolver-se mais rápida ou mais lentamente, sendo ainda possível mover a pastilha para onde o paciente tem mais dor. A pastilha é ainda capaz de estimular a salivação em pacientes oncológicos de cancros na cabeça e pescoço que devido aos tratamentos perdem esta capacidade.
As conclusões do estudo deram à investigadora o Prémio Grünenthal/ASTOR apresentado num congresso de farmacêutica hospitalar em Hamburgo, na Alemanha.
Boas noticias para quem necessita deste tipo de inovação.
Recomendamos que leia também:
Sabe qual a função da placenta?
Atualizado a: