A origem e benefícios dos cremes vegetais
Os cremes vegetais têm como ingredientes principais óleos 100% vegetais provenientes de sementes de plantas como o girassol, a linhaça ou a colza que são cuidadosamente selecionadas e espremidas para darem origem aos óleos. Depois de filtrados para retirar as impurezas, são-lhes adicionados vários ingredientes como a água, vitaminas, sumo de limão e sal, entre outros. A principal diferença entre os cremes vegetais disponíveis no mercado é a combinação dos diferentes óleos vegetais.
Trata-se de uma receita que é possível fazer em casa e que, devidamente adaptada à realidade do dia-a-dia, dá origem a marcas como Planta, Becel, Flora, Vaqueiro e Tulicreme com todos os nutrientes e benefícios que lhes são associados. Por exemplo, ao juntar óleo de girassol + óleo de coco + gema de ovo + água + sal + sumo de limão fará um creme vegetal caseiro.
Saiba mais sobre estas gorduras amigas da saúde.
A Organização Mundial de Saúde refere que do valor calórico total consumido, 30 por cento deve ser gordura. Esta necessidade advém do facto de as gorduras assegurarem funções vitais do corpo humano. Neste campo, as gorduras de origem vegetal, especificamente os cremes vegetais, são ricos em ácidos gordos polinsaturados como o ómega 3, sendo assim a solução ideal para colmatar a necessidade diária que o corpo humano tem neste tipo de gordura.
Importa referir que os ómegas 3 não são produzidos pelo nosso organismo, sendo fundamental incluí-los na alimentação diária, tirando o máximo partido dos seus benefícios. Em Portugal, o consumo de ómega 3 é inferior às doses diárias recomendadas, pelo que barrar o pão e cozinhar com cremes vegetais é um hábito diário benéfico à maioria dos portugueses.
Os cremes vegetais assumem, por isso, uma importância crescente na ingestão deste tipo de gorduras benéficas. As receitas de marcas como Planta, Becel, Flora, Vaqueiro e Tulicreme foram desenhadas especificamente para dar ao organismo as gorduras essenciais e nutrientes de que precisa. Várias instituições, como a Federação Mundial do Coração, recomendam o consumo diário de cremes vegetais barrar e para cozinhar ricos em ómega 3, com o objetivo de diminuir a incidência de várias doenças, nomeadamente as cardiovasculares, uma vez que as gorduras vegetais não têm colesterol, ao contrário das gorduras de origem animal.
Além disso, os cremes vegetais são ricos em vitaminas A, D e E, as quais desempenham inúmeras funções, ajudando ao bom funcionamento do organismo. É de referir também, que têm vindo a reduzir progressivamente o teor de sal e que não contêm gorduras trans.
Ter sempre em atenção que a alimentação deve responder às necessidades nutricionais das diferentes idades de cada membro da família.
Escolha Vegetal!
Atualizado a: