O fruto Açaí – Alimento visto por uma especialista em nutrição

O açaí é um fruto originário da Amazónia – Brasil, e deriva do açaizeiro, uma planta em forma de palmeira. Este fruto ganhou nos últimos anos  algum destaque devido aos benefícios apresentados ao nível da saúde, sendo considerado por alguns como um alimento funcional.

O Brasil não só é o principal produtor como também o principal consumidor e exportador. A polpa do açaí pode ser consumida das mais variadas  formas, nomeadamente em sumos, geleias e licores. A colheita do açaí é efetuada ao longo do ano. Mas o pico das suas qualidades organolépticas, nutricionais e antioxidantes evidenciam entre os meses de Agosto e Dezembro.

Em  termos  nutricionais  a  polpa  do  açaí  apresenta  elevado  valor  calórico,  cerca  de  250  Kcal  por  100  gramas  de  produto,  valor  este  devido  à abundância  de  proteína,  fibra  e  gordura,  nomeadamente  os  ácidos  gordos  essências  ómega  3  e  6.  Na  sua  composição  encontram-se  também  quantidades generosas de minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas (B1, B2, C e E).

fruto açaí

Propriedades antioxidantes

A polpa do açaí apresenta um elevado teor de antioxidantes, nomeadamente antocianinas, proantocianidina se outros flavonóides. Os compostos  fenólicos,  também  conhecidos  pelas  suas  propriedades  antioxidantes,  são  parte  integrante  da  polpa  do  fruto.  É  graças  a  estas  propriedades antioxidantes que o açaí é detentor da designação de alimento funcional. Quando comparada com outros alimentos, a polpa do açaí, possui uma  maior capacidade antioxidante. O  consumo  de  alimentos  ricos  em  antioxidantes  não  só  combate  o  stress  oxidativo  como  também  previne  o  aparecimento  de  várias  doenças cardiovasculares e retarda o envelhecimento.

 

Propriedades anti-inflamatórias

A composição lipídica apresentada pelo açaí parece estar envolvida na redução do processo inflamatório.

 

Efeitos ao nível das doenças cardiovasculares

Uma pequena pesquisa realizada em participantes com excesso de peso demonstrou que, após um mês de consumo diário de polpa de açaí, a média dos níveis séricos de glicose diminui significativamente tal como a média dos níveis de insulina seria, colesterol total e LDL.

 

Efeitos ao nível do cancro

Estudos demonstram que alguns dos compostos fenólicos presentes na polpa do açaí reduzem a proliferação das células leucémicas.

 

Efeitos ao nível do envelhecimento

A  concentração  de  compostos  polifenólicos  na  polpa  do  açaí  tem  elevada  capacidade  de  eliminação  dos  radicais  livres,  o  que  comprova  as propriedades do açaí ao nível do envelhecimento.

 

Destaque-se também:

– A alta concentração de fibras e a melhoria proporcionada à função intestinal;

– A melhoria da circulação sanguínea graças à presença de Vitamina B1 e do elevado teor de antocianinas;

– O fortalecimento muscular proporcionado pelo elevado teor em ferro.

– As propriedades nutricionais oferecidas pelo açaí são incontestáveis!

Fonte: Andreia Rua, Dietista

Atualizado a:

você pode gostar também