O alimento visto pelo especialista em nutrição: a maçã
O consumo de maçã promove saúde, visto que reduz o risco de várias doenças, como cancro, doenças cardiovasculares, asma e diabetes, fazendo jus ao célebre ditado anglo-saxónico “an apple a day keeps the doctor away”, que em português pode ser traduzido por “uma maçã por dia mantém o médico à distância”.
Apesar de não ser um fruto vermelho, a maçã é rica em antioxidantes mas 100g deste fruto contém apenas cerca de 7mg de vitamina C. Todavia, as sinergias dos seus fitoquímicos, que incluem compostos fenólicos e flavonoides, resultam numa atividade antioxidante equivalente a 1500mg de vitamina C! Estes compostos são responsáveis pelo efeito protetor da maçã relativamente a várias doenças, como cancro, doenças cardiovasculares, asma e diabetes.
Uma maior concentração de fitoquímicos na casca faz com que esta apresente uma atividade antioxidante cinco vezes superior à da polpa. É também na casca que se encontra a maioria das fibras deste fruto e, por isso, do ponto de vista nutricional, recomenda-se o consumo de maçã inteira (não na forma de sumo), crua e com casca, de forma a ingerir o máximo de nutrimentos presentes no fruto.
A maçã vem em variedades que possam agradar a todos: enquanto as maçãs Golden e Red Delicious são doces, as Granny Smith apresentam um sabor forte e ácido. Escolha aquelas que são consistentes e não apresentam danos na casca.
A maçã é um ótimo aliado na nossa alimentação e tem uma grande vantagem em relação a alguns frutos exóticos ricos em antioxidantes: é nossa e, por isso, muito mais económica! Coma maçãs com casca, preferencialmente, de origem biológica ou com proteção integrada, pois estas são produzidas com recurso a menos fármacos agrícolas.
Fonte: Susana Almeida, Nutricionista
Atualizado a: