Perguntas e respostas sobre a alimentação na gravidez
Perguntas e respostas sobre a alimentação na gravidez:
Pode-se tomar café estando grávida sem prejudicar o bebé?
A cafeína que o café contém é uma substância estimulante que ao ser absorvida produz efeitos negativos sobre o sistema nervoso e o aparelho circulatório. É pouco recomendável abusar do café e aconselha-se limitar a sua ingestão ao máximo de três vezes ao dia.
Como se evita a azia na gravidez?
Deveria evitar alimentos e bebidas irritantes como as refeições muito condimentadas, café e colas. Um conselho que pode ser-lhe útil é nunca se deitar imediatamente depois de comer, tente esperar 1 ou 2 horas. Se, apesar de tudo, os incómodos forem grandes, pode consultar o seu obstetra para que lhe indique um antiácido que possa tomar durante a gravidez.
Adoro ovos .É mau comer muitos estando grávida?
A dose máxima recomendável é consumir de 2 a 4 ovos por semana uma vez que, embora as quantidades superiores não afectem o desenvolvimento da gravidez, aumentam notavelmente a taxa de colesterol.
É necessário tomar suplementos de vitaminas?
Em princípio, como regra geral, não é necessário. Embora a falta de algumas vitaminas durante a gravidez pode provocar alterações no desenvolvimento e crescimento fetal, devemos ter em conta que, na dieta mediterrânica, não faltam vitaminas e minerais. Se uma mulher está em boas condições de nutrição quando fica grávida e em certa altura o consumo é superior à ingestão pode utilizar as suas reservas sem afectar o crescimento do feto. As carências de vitaminas e a necessidade de as suplementar, apenas aparecem no caso de transtornos da alimentação ou dietas de emagrecimento.
Estou grávida pela primeira vez e soube à pouco tempo, estou preocupada porque estou a emagrecer. É mau?
Nas primeiras semanas da gravidez, o aumento de peso pode ser insignificante e inclusive, às vezes, devido a ser frequente o aparecimento de enjoos e vómitos, pode perder-se entre 1 e 2 kg. Isto não é preocupante uma vez que o peso é recuperado nas semanas seguintes.
Deve evitar-se o sal durante a gravidez?
Durante a gravidez podem-se continuar a realizar as refeições normalmente, embora seja recomendável moderar a quantidade de sal. Apenas no caso de hipertensão arterial é conveniente controlar o consumo de sal.
Desde que estou grávida não posso tomar leite porque me provoca enjoos terríveis. Preocupo-me porque me disseram que é muito importante tomá-lo.
Embora seja muito recomendável aumentar a ingestão de lacticínios durante a gravidez para aumentar o fornecimento de cálcio, deve-se ter em conta que o cálcio faz parte da estrutura de muitos alimentos. Não se deve preocupar porque nos casos de intolerância aos lacticínios, como pode ser o seu, o fornecimento de cálcio pode ser conseguido através de outro tipo de alimentos.
Que alimentos são proibidos na gravidez?
Não se pode dizer que exista um alimento proibido durante a gravidez, no entanto recomenda-se evitar os seguintes:
- Carne crua ou frita
- Fritos em geral
- Especiarias
- Enchidos e charcutaria
- Doces e bombons
- Peixes gordos
- Salgados
- Chocolate
- Picantes e molhos
- Mariscos crus
- Bebidas alcoólicas e gasosas
- Café, chá e colas
Posso comer enchidos?
Não é aconselhável que os enchidos façam parte da dieta habitual da grávida pelo seu alto teor em gorduras. Se não é imune à toxoplasmose não deverá consumir carne nem enchidos crus embora possa comer fiambre, paio e enchidos cozidos.
Veja aqui o que comer quando se quer engravidar!
Se estava interessada neste artigo, de certeza que gostará de ler sobre a alimentação na gravidez.
Atualizado a: