Homeopatia na adolescência

Pequenas depressões, comportamentos alimentares anárquicos, acne… Enfim, o seu filho está irreconhecível. Com os conselhos de Maria Pinto, investigadora em Ciências Pluridisciplinares, descubra algumas das soluções naturais para o ajudar a ultrapassar esta fase difícil.

A adolescência é sempre um período de grandes sobressaltos e de várias transformações. É uma fase crítica, e bastante criticada, sobretudo por todos aqueles que parecem já não se lembrar da sua própria história.

O adolescente não ouve, não vê e começa a criar o seu mundo, onde tudo gira à volta dessa incompreensível e terrível realidade que se chama: «Eu não tenho limites! Deixem-me viver!…»

Aqui, surge o conflito, e grandes armadilhas, entre o adulto e o adolescente.
Devo eu (pai ou mãe) fazer alguma sugestão em plena crise da sua existência?… Talvez seja melhor nem pensar nisso, isto vai passar–lhe?… O problema aqui é que o tempo não tem o mesmo ritmo que os nossos relógios. A puberdade não se limita somente ao aparecimento do período para uma rapariga ou ao crescimento do sexo para um rapaz.

Esta etapa complexa é o ponto de partida para uma série de reacções hormonais que irão transformar radicalmente a imagem corporal, incluindo a parte emotiva e psicológica do adolescente. A homeopatia poderá ser um interessante ponto de encontro, forne-cendo respostas, entre o adolescente e a sua crise, tendo sempre em conta o problema e o seu perfil psicológico e emotivo.

A depressão

A transição do adolescente é sempre solicitada de várias formas e as crises devem ser lidas como um apelo e um pedido de ajuda. Caberá ao adulto identificar os sinais e agir em conformidade.
Trata-se simultaneamente de uma transformação e renovação interna e, mesmo nas reacções mais agressivas, é bom saber que, internamente, o adolescente sente-se fragilizado.
Neste período, poderão surgir alguns desequilíbrios que, tratados a tempo, traduzirão um melhor bem-estar, sendo que a homeopatia, quando bem utilizada, poderá ser bastante eficiente.

Qual o tratamento a escolher…?

Ele sente-se deprimido por um acontecimento, uma discussão ou um desgosto de amor.
As suas alterações de humor são imprevisíveis, desaparecem da mesma forma que aparecem. Pode pensar-se em Ignatia-Amara, para regularizar as pequenas depressões passageiras.

É púdico, susceptível e fechado: Natrum-Muriaticum, tem uma acção benéfica neste estádio.
Sente-se permanentemente agredido, é muito susceptível, recusa falar dos seus problemas e também tem grandes crises de cólera: Staphysagria, é um remédio a ter em conta.
Sente pânico, medo de falar em público e um enorme pavor dos exames: Gelsemium, poderá produzir óptimos resultados.
Qualquer um destes medicamentos deve ser tomado na diluição de 15 CH. Inicie sempre o tratamento por uma dose individual – três grânulos, uma a duas vezes por dia. Logo que observe melhoras nos sintomas interrompa o tratamento.

Problemas de sono

Os problemas de sono são, frequentemente, a consequência de modificações hormonais súbitas do organismo. É também o desejo inconsciente de romper com uma das principais regras educativas.
Corrigindo os seus dese-quilíbrios psicossomáticos, a homeopatia pode ajudar num sono mais tranquilo.

Qual o tratamento a escolher?

Se ele, ou ela, abusar de excitantes como o café, tabaco, refrigerantes, para se sentir mais enérgico, optar por Nux Vomica.
Se tem problemas afectivos, ou alguma preo-cupação e insónias, Ignatia-Amara, é o remédio indicado.
Acorda de mau humor, mas está sempre agitado e só pensa em sair com os amigos à noite: neste caso recomenda-se Lachesis.
Adormece facilmente e acorda frequentemente a meio da noite, sem sono: Coffea-Cruda é o remédio indicado.
Não esquecer que cada medicamento se toma na diluição de 15CH, cinco grânulos antes do jantar durante 15 dias.

As dietas e os excessos alimentares

Uma jovem em plena puberdade raramente está satisfeita com a sua imagem e poderá, em determinados casos, criar as tais obsessões que se podem manifestar em polari-dades opostas, seja num excesso de alimentação incontrolável, seja nas tais dietas e jejuns intermináveis, com o pavor de engordar.
O equilíbrio dinâmico do metabolismo (entre a assimilação e a eliminação) e uma boa estabilidade psicológica é uma regra fundamental para o crescimento saudável do seu adolescente.

Qual o tratamento a escolher?

É guloso, gosta de um bom petisco, come várias vezes fora das refeições, no final da refeição sente-se sonolento e sem energia: Nux-Vomica é o ideal.
Tem horror de engordar, faz dietas constantes, e nunca está satisfeita com a sua imagem, encontrando sempre pequenos defeitos: (riscos de anorexia) Tarentula-Hispanola, deverá ser considerado em primeiro lugar.
Se entra em estado de bulimia (comendo tudo o que vê), normalmente é para esconder uma depressão secreta e profunda; é também muito romântico e sente-se excepcionalmente diferente na lua cheia: Antimonium Crudum é o medicamento mais aconselhável. Mais uma vez se chama a atenção que deverá iniciar o tratamento com uma dose individual na diluição de 15CH e continuar com cinco grânulos em jejum e cinco grânulos antes do jantar, durante pelo menos 15 dias.

Acne

A grande problemática da adolescência é a pele, na medida em que a produção de androgenes (hormonas masculinas) têm um aumento de produção de gordura e poderão surgir problemas de excesso na pele.

Qual o tratamento a escolher?

Poderá juntar-se à ho-meopatia um tratamento que funcione à base de oligoelementos. Consiste em tomar uma ampola de cobre-zinco, diariamente, durante três meses, renovando o tratamento.

Se as borbulhas estão localizadas na fronte, o Selenium é um remédio excelente. No caso de as borbulhas aparecerem nas costas e peito, poderá tomar Kalium-Bromatum.

As raparigas que apresentem várias borbulhas com cabeça branca, particularmente na altura da menstruação, e com pequena inflamação à volta, deverão tomar Eugénia Jambosa. Os resultados são muito eficazes. Cada um destes remédios deverá ser tomado na diluição de 5CH, três grânulos três vezes por dia, antes das refeições e durante 15 dias.

Em casos difíceis é sempre aconselhável a consulta a um especialista.
A adolescência é uma etapa única e inesquecível, é necessário saber vivê-la, saber acompanhá-la e, aprender, se possível, algo para transmitir às novas gerações de adolescentes.

Atualizado a:

você pode gostar também